Voltar para home.
Postado por <admin>
14 nov

Como vender um imóvel: passo a passo

Um homem de social entrega uma chave na mão de outra pessoa

A venda de um imóvel residencial envolve diversos passos e cuidados fundamentais para poder acontecer. Por isso, independentemente da plataforma que você escolher para realizar essa tarefa, é fundamental estar informado sobre as etapas que permeiam o processo. Assim, a venda poderá ser realizada com mais rapidez e menos frustrações.

Para guiar você, fizemos uma lista com cinco passos básicos para saber como vender um imóvel e lhe ajudar a ter uma experiência organizada. Confira:

1.Busque uma imobiliária para lhe auxiliar no processo

Apesar desse passo não ser obrigatório, ele é uma ação que deve ser considerada, especialmente se for a sua primeira venda. Isso porque, ao utilizar o auxílio de uma imobiliária no processo de venda, você conta com profissionais que lidam com vendas diariamente e que estão preparados para realizar o processo. No entanto, é importante escolher uma imobiliária de confiança, com boa reputação no mercado.  

2.Descubra quais são os documentos necessários e separe-os

Muitos documentos são necessários na venda de um imóvel. Dentre eles estão documentos do dono do imóvel e seu cônjuge (caso esteja casado ou em uma união estável) e do imóvel que será comercializado. Portanto, é importante descobrir quais são esses documentos e separá-los com antecedência. Nesse momento, é interessante buscar o auxílio de uma imobiliária para saber exatamente quais são.  

3.Pense em um valor de venda coerente

Há diversos fatores que influenciam o valor de um imóvel, como o valor do metro quadrado local e estado de conservação. Por isso, é necessário estar atento a essas informações no momento de fixar o preço, para exigir um valor de venda condizente com a realidade. Caso não tenha certeza sobre como realizar a avaliação, você também pode contar com a imobiliária escolhida para lhe auxiliar nesse processo.

4.Tire boas fotos do imóvel para anunciá-lo online

Como a maior parte das vendas é realizada graças a plataformas online que permitem o anúncio de imóveis, é fundamental tirar boas fotos para compor o anúncio. Essas fotos devem mostrar os ambientes e a área externa com o máximo de detalhes possível. Quanto menos as fotos mostrarem, menos pessoas serão atraídas pelo seu anúncio.

5. Mantenha a limpeza do imóvel em ordem

No processo de venda, pessoas interessadas deverão vistar o imóvel para conhecer cada detalhe de perto e descobrir se realmente corresponde às expectativas. No entanto, se o imóvel não estiver minimamente limpo, é possível que o comprador em potencial perca o interesse, pois o visual estará menos atraente. Por isso, é importante manter o imóvel preparado para o recebimento de pessoas interessadas.

Agora que você sabe como vender um imóvel, você poderá realizar esse processo com mais agilidade e organização. Por isso, integre esse passo a passo à sua lista de planejamentos e faça essa venda acontecer.

Comentário: Nenhum comentário