Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
12 fev

9 ideias de decoração para sala de jantar

A sala de jantar é o cartão-postal de qualquer residência. Decorar esse cômodo é uma grande oportunidade de chamar a atenção das visitas, montando um ambiente moderno e sotisticado!

Sala de jantar moderna com cadeiras estofadas e mesa preparada para refeição

Quer decorar a sua sala de jantar, mas não sabe por onde começar? Preste atenção nas dicas desse post e nos exemplos usados que vão te inspirar a decorar esse ambiente, que é tão importante para receber visitas, em momentos especiais no seu lar, como em jantares românticos ou com a família!

sala de estar com quatro cadeiras estofadas e mesa de madeira

1. Pense em acomodar as suas visitas!

Você costuma receber visitas com frequência? Se sim, saiba que a sala de jantar deve ser apropriada para receber as pessoas. Os visitantes costumam sempre ficar em lugares como a sala de jantar ou de estar, por isso, antes de definir a decoração, pense se você recebe visitas com frequência em sua casa.

A mesa da sala, por exemplo, deve possuir uma estrutura com seis cadeiras ou mais, pois esses tipos, são os melhores para essas ocasiões. O exemplo abaixo ilustra muito bem isso: uma mesa que acomoda muito bem oito pessoas, pois possui uma proporção adequada, ideal para receber parentes e amigos.

Imagem de uma mesa de madeira tirada de cima, com muita comida e muitas pessoas em volta

2. Invista em cores claras

As principais tendências de cores para decoração da sala de jantar, é apostar em tons claros ou pastéis. As cores claras ajudam a aumentar a percepção de proporção em qualquer cômodo, além disso, ficam super sofisticadas na decoração.

Investir em cores claras na sala de jantar é um dos primeiros passos para uma decoração moderna. No exemplo abaixo, é possível observar que as cores mais claras com apenas alguns tons marcados, construíram um espaço bastante receptivo e atual.

sala composta por elementos com cores claras

3. Use a técnica do espelho!

Geralmente espelhos são usados em cômodos para aumentar a percepção de tamanho do ambiente e combinam muito bem na sala de jantar para criar uma atmosfera moderna no espaço mas, além disso, para refletir a luz — tanto a natural quanto a elétrica.

Quando estiver decorando sua sala de jantar, pense em incluir um ou mais espelhos nas paredes. Esse é um truque simples, mas que funciona muito bem e acrescenta sofisticação para o espaço.

Espelho ao fundo contribuindo para a estética da sala

4. Não atrapalhe a luz natural

Assim com os espelhos e as cores claras, a luz natural ajuda a aumentar a percepção de espaço. Além disso, manter uma sala de jantar bem iluminada durante o dia, é um ótimo passo para economizar energia elétrica.

Ao montar a decoração da sua sala, não coloque nenhum obstáculo na janela que atrapalhe a luz do dia, pois os benefícios a longo e a curto prazo são bastante satisfatórios!

O projeto abaixo é um exemplo do quanto a iluminação do dia ajuda na percepção do espaço e, inclusive, realça as cores do ambiente!

Móveis organizados em uma posição que não impede a entrada de luz natural

5. Decore as paredes!

Decorar as paredes é uma ótima alternativa, tanto para quem tem mais quanto para quem tem menos espaço disponível na sala de jantar. Os quadros e os acessórios que podem ser pendurados na parede, ajudam a dar destaque e a enfeitar o ambiente.

No exemplo abaixo, os quadros possuem tons marcantes, que se contrastam com a cor clara da parede, dando destaque e complementando a decoração com o uso da mesa de seis cadeiras.

Ao planejar a decoração da sua sala, não deixe de incluir quadros e outros enfeites de parede para caracterizar e estilizar ainda mais o seu espaço!

Sala com quadros na parade

6. Aposte na iluminação!

A iluminação em salas de jantar é um fator indispensável no planejamento da decoração. Você pode iluminar com lustres, lâmpadas embutidas ou personalizadas. No exemplo abaixo, vemos que a iluminação realça todos os elementos do ambiente: as cores das paredes, a mesa da sala e os demais itens decorativos.

Aposte na iluminação da sua sala, pois luzes bem posicionadas e com cores quentes (ou mesmo frias) podem fazer toda a diferença na percepção do ambiente, tornando-o mais acolhedor e moderno.

Sala de jantar moderna com iluminação embutida no teto

7. Destaque alguma parte, acessório ou elemento de decoração!

Geralmente, as salas de jantar possuem um ponto de destaque que pode ser um móvel, uma parede ou um acessório. Na imagem abaixo, vemos claramente que o lustre é o maior destaque da sala, combinando perfeitamente com as cores da mesa e das paredes.

Caso você não queira incluir um lustre na sua decoração, pode optar por uma parede com uma cor mais vibrante, ou por uma mesa que possua cores mais marcantes. Vale usar a criatividade e inventar algo que se destaque e que chame a atenção no espaço.

Lustre moderno combinando com a mesa de jantar

8. Coloque itens decorativos por cima da mesa!

Colocar sob a mesa itens decorativos, como esse lindo vaso de flores no exemplo abaixo, podem auxiliar na decoração da sua sala e fazer toda a diferença, principalmente se você não possui um lustre sob a mesa. A mesa de madeira que possui um estilo mais rústico e simples, ficou com uma aparência bastante diferente com um simples vaso de flores transparente.

Você pode usar flores ou então o tradicional cesto de frutas no centro e ainda itens decorativos com formatos abstratos! Esses acessórios são ótimos para enfeitar e acrescentar ainda mais estilo à sua decoração.

Vaso de flores por cima da mesa na sala de jantar.

9. Decore com seu estilo e use as suas referências!

A decoração também é uma expressão do seu estilo, por isso, quando estiver decorando pense em expor os seus gostos pessoais na escolha de itens decorativos, no formato da mesa e com o uso de cores marcantes e vibrantes.

O exemplo abaixo ilustra isso muito bem, pois quando você observa essa sala de jantar consegue perceber as conexões com a natureza, observando a escolha do verde claro e a presença da planta no canto da sala.

Sala de jantar verde com mesa branca, cadeiras com as duas cores e parede verde

Então, gostou das dicas? Então não deixe de ler mais dicas e outros conselhos sobre decoração no blog da Brasil Brokers. Confira os melhores artigos e inspire-se na decoração do seu lar!

Comentário: Nenhum comentário