Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
12 fev

Alugar ou comprar imóvel: a melhor escolha para cada perfil

A escolha entre alugar ou comprar imóvel é uma dúvida que surge na cabeça de muitos no momento de mudar de casa ou apartamento. Para ajudar nessa decisão, a Brasil Brokers traçou perfis para lhe ajudar a realizar a melhor escolha nesse momento

conjunto de utensílios que você precisa para decidir entre alugar ou comprar imóvel: caneta, óculos, papel e o dinheiro disponível

Na dúvida entre alugar ou comprar imóvel, muitos tentam definir qual é a melhor escolha baseando-se nas preferências e nos conselhos de amigos ou família. O fato é que o caminho para a melhor decisão leva em conta diversos fatores da vida da pessoa que deseja mudar de imóvel, como situação financeira e objetivos pessoais, além de diversas outras características que vão muito além de ideias preconcebidas sobre cada escolha.

Para lhe ajudar a decidir se é melhor alugar ou comprar imóvel, de acordo com o seu momento de vida atual, traçamos perfis que tendem a estar mais adequados a cada uma dessas escolhas. Conheça mais sobre cada um deles.

 

Perfis para os quais comprar um imóvel pode ser a melhor escolha

Família composta por pai, mãe e bebê de colo visitando imóvel para comprar
 

1.Casais ou pessoas com filhos e/ou família grande

Quanto mais pessoas moram em uma casa ou apartamento, mais cansativo se torna o processo de mudança, especialmente se a família também for composta por crianças e/ou idosos. Por isso, um aluguel pode não ser a melhor escolha nesse caso, já que proporciona uma instabilidade que pode ser bastante inconveniente para os membros, tornando a compra uma escolha mais adequada.
 

2.Pessoas com todo – ou quase todo – dinheiro necessário para a compra do imóvel

O financiamento pode ser um compromisso bastante arriscado, especialmente para pessoas que realizam o pagamento do imóvel sozinhas. No entanto, quando se tem todo ou quase todo o dinheiro necessário para a compra, optar pela aquisição pode ser uma boa decisão quando se tem como desejo a posse de um imóvel próprio.
 

3.Famílias compostas por pelo menos duas pessoas que seriam responsáveis pelo pagamento do imóvel

A estabilidade em um emprego é um mito, apesar de ser um ideal almejado por muitos. Por isso, a decisão de comprar um imóvel e se comprometer com o pagamento integral do valor financiado sem ter o suporte de outra pessoa pode ser uma decisão bastante arriscada. Sendo assim, a compra de um imóvel se torna mais viável e confortável quando se pode contar com a divisão da responsabilidade do pagamento com outra pessoa.

 

Perfis para os quais alugar um imóvel pode ser a melhor escolha

Menina jovem alegre com a mudança para a nova casa

1.Universitários

Durante a graduação, arcar com um financiamento pode ser uma decisão bastante arriscada, já que é uma fase em que não é comum continuar no mesmo emprego por muito tempo. Além disso, alugar um imóvel tende a ser a melhor escolha, visto que a graduação é uma fase de amadurecimento em que as preferências individuais passam por grandes transformações, possibilitando que um imóvel não seja mais adequado após um curto período de tempo.
 

2.Pessoas que moram sozinhas

Ao morar sozinho, alugar um imóvel tende a ser a escolha mais dinâmica e barata, possibilitando que a pessoa esteja de certa forma mais livre ao poder se mudar conforme as suas próprias preferências.

Além do mais, arcar com um financiamento integralmente é um grande risco, especialmente quando não se tem o amparo financeiro de terceiros para ajudar nessa tarefa, especialmente no caso de uma demissão, por exemplo.
 

3.Pessoas que preferem uma vida dinâmica

Comprar uma casa, de certa forma, torna o indivíduo enraizado em um lugar, o que é uma ideia que tende a se tornar aterrorizante para pessoas que preferem uma vida mais dinâmica, mudando de imóvel conforme os desejos e as necessidades também mudam. Caso você se encaixe nesse perfil, talvez a melhor escolha seja alugar imóveis, e não adquirir um imóvel em um primeiro momento.

Se identificou com algum dos perfis acima? Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a decidir qual é a melhor escolha para o seu futuro. Seja como for, conte com a Brasil Brokers para lhe ajudar a alugar ou comprar o imóvel certo para você.

Comentário: Nenhum comentário