Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
12 fev

Decoração de Kitnet: 10 dicas para deixar uma kitnet moderna e espaçosa

É possível otimizar os móveis e a decoração de uma kitnet para deixar o ambiente mais confortável, aconchegante e espaçoso

Casal sorrindo com um cachorro, sentados em um sofá

A decoração de kitnet pode tornar o espaço maior, mais aconchegante e confortável. Com a decoração certa, você pode otimizar o seu ambiente sem perder o estilo! Confira 10 dias para deixar a sua kitnet com mais espaço e ainda com uma decoração moderna!

Apartamento com móveis nos cantos

1. Aproveite cada espaço

Quando estamos falando da decoração de um ambiente com espaço reduzido, no caso da kitnet, cada espaço importa. Aproveitar os cantos da kitnet, ocupando com tudo aquilo que for realmente necessário para tarefas cotidianas, ou com os elementos de decoração, é extremamente necessário, além da organização, que deve ser impecável para garantir a correta disposição dos móveis no espaço.

Por isso, quando for comprar os móveis, pense em aproveitar ao máximo cada espaço do apartamento, como no exemplo abaixo, que tem um suporte para bicicleta na parede – serve para guardá-la e ainda funciona como elemento de decoração -, uma ideia supercriativa!

 Apartamento com espaços aproveitados

2. Procure escolher móveis menores

Móveis menores fazem toda a diferença na ocupação de espaços pequenos. Como a kitnet já possui um espaço bastante reduzido, a escolha de móveis menores é essencial.

Você pode substituir guarda-roupa, por exemplo, que geralmente ocupa um grande espaço no quarto, por uma cômoda mais compacta e prateleiras otimizadas nas paredes. Além de poupar espaço, você irá economizar bastante se optar por essa troca.

No exemplo abaixo, vemos uma linda mesa pequena que serve tanto como escrivaninha, quanto como mesa para refeições, um móvel pequeno que faz toda a diferença na decoração e otimiza o espaço da kitnet.

Apartamento com uma pequena mesa

3. Se possível, compre móveis multiúso

Como o próprio nome sugere, móveis multiúso podem servir para diversas funções e, além de poupar dinheiro, são essenciais em espaços reduzidos.

Na foto vemos o exemplo de um sofá-cama, que em uma kitnet pode servir muito bem como a cama do morador, mas também como um sofá, para receber visitas e amigos. É uma ótima sugestão para a decoração de kitnets!

Sofá cama multiuso

4. Não cubra a passagem de luz natural

A luz natural auxilia, entre outros fatores, a aumentar a ideia de dimensão do espaço, além de poupar energia elétrica durante o dia.

Geralmente, as kitnets possuem uma ou duas janelas, por isso, quando for decorar a sua kitnet, certifique-se de que nenhum móvel impedirá a passagem da luz natural.

No exemplo abaixo vemos um espaço reduzido que se amplia bastante com a iluminação natural.

Apartamento com distribuição de mobília tampando a entrada de luz natural

5. Use móveis como divisórias

Usar móveis como divisórias pode ser uma ótima saída para separar ambientes pequenos. No exemplo abaixo vemos que uma simples bancada conseguiu separar brilhantemente a sala de estar e a cozinha.

Você pode optar por bancadas ou estantes, e alguns modelos de estantes possuem, inclusive, uma parte de encaixe para televisão que gira 360º, ou seja, pode virar de um espaço para o outro. Algumas pessoas usam essa alternativa para dividir a sala de estar e o quarto, assim é possível assistir a mesma TV no sofá ou na cama, o que é uma ideia genial!

Móveis de madeira servindo de divisória entre cozinha e sala de tv

6. O dinheiro está curto? Então use cortinas!

Se o dinheiro estiver curto para dividir espaços com móveis, opte por cortinas! As que possuem uma barra de ferro são bastante estilosas e podem ser usadas para dividir o quarto da sala de estar ou da cozinha.

No exemplo abaixo vemos uma cortina que foi usada para separar a lavanderia da cozinha, aumentando a percepção de espaço da kitnet!

Cortina servindo de divisória entre a cozinha e outras áreas da casa

 

7. Faça combinações com os móveis!

Móveis que combinam podem se complementar na decoração, mas, mais do que isso, podem aumentar ainda mais a percepção de espaço de um lugar.

O exemplo abaixo é perfeito para ilustrar isso. Vemos que as cores dos móveis da cozinha e da sala de estar se complementam e combinam com as paredes. Isso foi essencial para garantir que o espaço pareça maior do que é de fato, além de proporcionar uma decoração mais harmoniosa e funcional.

Apartamento com móveis que combinam

8. Aposte nas cores claras e nos espelhos

As principais tendências de cores para kitnets são paletas mais claras, voltadas para o gelo, cinza, branco e os tons pastéis, como creme e azul claro. As cores claras auxiliam a aumentar a proporção dos espaços e ainda dão ao ambiente um tom de sofisticação e modernidade.

Outro herói dos espaços pequenos são os espelhos, que quase sempre são usados em decorações para aumentar a ideia de proporção dos ambientes. Usar espelhos fixados nas paredes é uma ótima opção para kitnets.

Se você gosta de cores marcantes, pode optar por alguns detalhes que possuam cores mais fortes, como no exemplo abaixo, em que na decoração aparecem pequenos elementos com um tom de azul mais forte e marcante.

Distribuição de móveis de uma forma que valoriza a posição do espelho. Cores claras que também contribuem para essa combinação

9. Use e abuse de objetos na parede!

Como nas kitnets o espaço no chão é bastante reduzido, utilizar decorações nas paredes é uma alternativa bastante interessante. Quadros pendurados podem dar ao ambiente um ar de sofisticação e marcar as paredes claras com tons mais fortes.

No exemplo abaixo podemos observar que o quadro contrasta com a parede e se destaca bastante na decoração, tornando o ambiente mais moderno e envolvente!

Apartamento com cores claras e um quadro pendurado na parede

10. Pense em adquirir móveis planejados

Se, mesmo com essas dicas, você tiver certa dificuldade para planejar a sua kitnet, opte por contratar uma empresa especializada em móveis planejados, que conseguirá otimizar o seu espaço da forma mais profissional possível!

Móveis planejados são mais caros que os convencionais, mas em compensação possuem um ótimo custo-benefício, como no exemplo abaixo, onde todo o espaço foi otimizado para melhor disposição dos móveis, com o aproveitamento do teto alto para a implementação de prateleiras, que servem de apoio para livros!

Apartamento com móveis planejados

 

As dicas te ajudaram? Então, não deixe de ler mais dicas de decoração, moradia e outros temas.

Leia os artigos da Brasil Brokers. Aqui, você pode se inspirar para decorar o seu espaço do seu jeito! Confira!

Comentário: Nenhum comentário