Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
12 mar

Decoração com paletes de madeira: saiba como fazer e como usar nos cômodos de casa

A decoração com paletes de madeira nunca sai de moda. Isso porque os móveis são fáceis de serem construídos e podem ser usados tanto nos cômodos de casa quanto em áreas externas e jardim. Além de versáteis no embelezamento do lar, os paletes também carregam uma grande contribuição ambiental, já que são recicláveis e evitam a compra de novos móveis de madeira. Por isso, para inspirá-lo a criar objetos interessantes, o blog da Brasil Brokers preparou um post completo sobre o assunto decoração com paletes de madeira: como fazer, como aplicar nos cômodos da casa ou apartamento e como cuidar de cada peça de maneira adequada.

Confira nossas sugestões e renove o visual do seu lar gastando pouco e contribuindo com o meio ambiente.

cama em cima de paletes de madeira

 

Saiba como fazer paletes de madeira

Você pode usar os paletes e caixotes de madeira para criar lindas mesinhas de centro, aparadores super funcionais e até mesmo um estiloso painel de televisão. Se você deseja colocar a mão na massa e criar paletes 100% artesanais, confira o tutorial de como construir nichos de madeira. Assim, você começa criando algo mais simples e depois desenvolve outros objetos mais elaborados.

Materiais necessários

 

  • 4 ripas de madeira com as mesmas medidas;
  • Cola de madeira;
  • Grampos e pregos;
  • Grampeador ou martelo;
  • Lixa;
  • Verniz ou tinta;
  • Pincéis.

Crie seu nicho de madeira em 5 passos

Passo 1: lixe os pedaços de madeira para tirar todas as imperfeições. Tome cuidado para não exagerar, porque isso pode tirar o toque rústico do material.

Passo 2: use a cola para juntar os pedaços de madeira. O formato quadrado é o mais indicado, mas, caso estrague alguma das tiras, você pode fazer um triângulo.

nichos de madeira em formas geométricas

Passo 3: para reforçar o nicho, não se esqueça de usar os grampos e pregos com o auxílio do grampeador manual ou martelo. Cuidado com os dedos, hein?

Passo 4: lixe novamente, caso sobre cola nas laterais do nicho de madeira.

Passo 5: por fim, envernize ou pinte o seu nicho da maneira que preferir. É importante passar uma camada de verniz mesmo se quiser algo colorido, porque a película dificulta a ação de cupins.

DICA EXTRA: use pincéis de tamanhos diferentes e tecidos coloridos para deixar o nicho mais bonito e com a sua cara.

nichos de madeira pintados e decorados

 

Decoração com paletes: como fazer em casa ou no apartamento

Agora que você já tem uma noção de como criar os nichos e paletes de madeira, é hora de aplicá-los na decoração da sua casa ou apartamento. É importante seguir o seu estilo e não ter medo de ousar.

Decoração com paletes para quarto do casal

A decoração com paletes no quarto do casal garante beleza em qualquer cantinho do cômodo. Isso porque você pode colocar um criado mudo de madeira ao lado da cama com outros objetos decorativos, como um vaso pequeno ou até mesmo uma pilha de livros e revistas. Outra alternativa para usar os paletes de madeira é na cabeceira da cama. Use um palete inteiro fixado na parede ou desmonte um para formar o painel com várias ripas de madeira, fugindo da estética geométrica.

DICA EXTRA: envolva os caixotes de madeira ou a cabeceira da cama com um cordão luminoso, para dar um charme extra e deixar o quarto do casal sempre com uma luz suave.

paletes de madeira em volta da cama com fio de luz

cama sustentada por paletes de madeira

quarto de casal utilizando paletes como parte da decoração

Decoração com paletes para sala

Uma das grandes características da decoração com paletes de madeira na sala de estar é a autenticidade. Os móveis criados com o auxílio dos paletes – painéis de TV, mesa de centro e sofás – tem uma aparência única que confere uma atmosfera exclusiva em todo o cômodo. Uma coisa que pode fazer a diferença não só apenas na decoração com paletes, mas sim na decoração do cômodo inteiro, são as cores dos elementos utilizados. Por exemplo, digamos que você coloque um sofá de paletes de madeira na sua sala de estar. Nesse caso, vale apostar em almofadas e cortinas de cores chamativas, para trazer um toque jovem e vibrante para todo o ambiente. Se quiser apostar em uma tendência, vá na cor Pantone 2019: o Living Coral.

DICA EXTRA: crie uma sobreposição de tapetes combinada com a mesinha de palete para deixar o cômodo mais aconchegante e ainda surpreender as visitas.

sofá montado com palete e mesinha ao centro do mesmo material

palete de madeira servindo como prateleira

paletes de madeira servindo de base para o sofá

Decoração com paletes na cozinha

Montar uma decoração com paletes na cozinha garante dois benefícios: beleza e funcionalidade. A beleza fica por conta do exclusivo toque rústico, capaz de deixar o ambiente com uma atmosfera sofisticada. Já a funcionalidade, acontece porque você pode usar os paletes de madeira para guardar ou pendurar panelas, talheres e outros utensílios. Há muitas formas de aplicar os paletes na decoração da cozinha. Uma delas é montar um armário suspenso próximo ao balcão da pia ou da mesa de jantar, para guardar copos e canecas. Se quiser arriscar ainda mais no estilo rústico, vale pendurar os itens de cozinha em um painel de MDF no teto.

DICA EXTRA: passe uma camada extra de verniz ao confeccionar os paletes e painéis de madeira. Assim, você evita que os móveis percam a beleza ou inchem caso peguem umidade.

cozinha com paletes de madeira servindo de gaveta e porta

mesa feita a base de paletes de madeira

 

Decoração com paletes na parede das crianças

Os pequenos merecem um cantinho especial, não é? Por isso, no quarto das crianças ou em alguma parede da casa, monte uma decoração com paletes coloridos e inspirados no universo que a molecada adora.

Vale usar e abusar da criatividade e das cores. Então, selecione os melhores pincéis e monte algo que combine com o seu filhote. Além de deixar o ambiente mais agradável para ele brincar, a decoração com paletes de madeira também ajuda na hora de organizar os brinquedos das crianças.

DICA EXTRA: utilize os mesmos caixotes caso queira mudar a decoração no futuro. É possível pintá-los de outra cor e montar uma escrivaninha para os estudos, por exemplo.

escrivaninha construída com paletes de madeira

Decoração da escrivaninha feita com palete de madeira

 

Decoração com paletes para jardim

Fazer a decoração de jardim com paletes de madeira é algo quase impossível de dar errado. Afinal, as peças têm um toque rústico que entra em sintonia com a natureza e deixa todo o ambiente externo com um charme autêntico. Para quem tem jardins maiores, é possível montar um espaço para receber amigos e familiares. Você vai precisar de, pelo menos, quatro caixotes e mais uma tinta spray para customizar. Vale pintar de maneira não tão uniforme e de várias cores, para dar um toque rústico e vintage aos móveis .

DICA EXTRA: uma excelente alternativa para fazer na sacada de apartamentos pequenos — ou em outros tipos de imóveis — é o jardim suspenso. Ele é fácil de fazer e imprime muito mais personalidade à decoração do ambiente.

jardim suspenso feito com paletes de madeira

decoração com flores em carrinho montado com paletes de madeira

banco de jardim feito com paletes de madeira

jardim suspenso feito com paletes de madeira

Curtiu a decoração com paletes de madeira? No blog da Brasil Brokers você encontra uma série de dicas para decorar a casa ou apartamento com o seu jeito. Confira as outras publicações!

Comentário: Nenhum comentário