Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
12 mar

Decoração minimalista: o que é e como fazer?

Para você, uma decoração simples e clean é muito mais sofisticada e moderna? Então, você deve se identificar com a decoração minimalista, mesmo que não saiba ainda.

sala decorada no estilo minimalista

Se você gosta de espaço, praticidade, ambientes abertos e iluminados com cores claras, saiba que a decoração minimalista pode ser ideal para você.

A simplicidade é um dos grandes pilares da decoração minimalista, que está cada vez mais em alta.

Neste post, você verá mais sobre a decoração minimalista: o que é e tudo o que é necessário para construir um ambiente com minimalismo.

sala de estar com decoração minimalista

Como identificar o estilo minimalista?

Basicamente, esse estilo se caracteriza por contar com espaços que quase não possuem elementos decorativos e que privilegiam a comodidade e o conforto.

Ambientes com decoração minimalista sempre irão beneficiar móveis inteligentes que ocupem menos espaço, além, é claro, da iluminação natural e de cores claras.

Apesar de ser simples, ambientes com esse estilo podem ser bastante modernos e sofisticados, pois o “clean” que o minimalismo carrega é sinônimo de elegância e sofisticação.

decoração minimalista

Quais elementos principais da decoração minimalista?

Decorações minimalistas possuem, em geral, linhas retas e contam com traçados geométricos, que auxiliam em uma estética simples e poderosa.

É muito comum encontrar em decorações minimalistas espaços vazios que destacam ainda mais os móveis mais relevantes e realmente úteis do espaço, como sofás, mesas, camas, entre outros.

É muito comum encontrar em decorações minimalistas alguns móveis em ênfase, como cabideiros (que podem ser usados como auxílio aos guarda-roupas), cama futon e pufes, que conseguem acomodar mais pessoas ocupando menos espaço.

estilo minimalista

Confira 4 dicas para criar ambientes minimalistas!

1. Aposte em cores básicas e claras com detalhes de destaque!

Cores neutras são o ponto-chave da decoração minimalista. Muitos ambientes são construídos pelas clássicas branco, preto, cinza e bege.

No entanto, usar cores claras, mesmo que coloridas, pode funcionar muito bem em uma decoração minimalista.

Mesmo que um ambiente minimalista privilegie cores mais claras, utilizar alguns itens decorativos que se destacam com cores mais marcantes é uma prática muito comum no minimalismo.

No exemplo abaixo, vemos que o ambiente foi construído com uma cor neutra, o cinza, mas que mesmo assim possui uma cadeira com um tom mais marcado na cor verde.

Mesmo que possua essa cor mais vibrante, a decoração como um todo ainda pode ser considerada minimalista.

mesa, cadeira, lustre e quadro em perfeita harmonia minimalista

 

2. Privilegie sempre a praticidade

O minimalismo é conhecido como o estilo que privilegia a praticidade, a comodidade e, é claro, o conforto. Por isso que, em decorações minimalistas, adquirir uma mobiliária prática e útil é essencial.

Sala de estar minimalista

3. Desapegue de itens extravagantes, afinal, menos é mais!

É muito óbvio dizer que menos é mais na decoração minimalista, mas não custa repetir. Desapegar de itens extravagantes e desnecessários é o primeiro passo para garantir um ambiente minimalista.

Se você quer construir um espaço com esse tipo de decoração, tenha ciência de que terá que abrir mão de alguns itens do ambiente, principalmente se eles não forem realmente úteis e se sobressair à decoração.

Abaixo, um exemplo claro de decoração minimalista que aposta em linhas retas e em cores neutras, contando com apenas móveis que tenham uma real utilidade e necessidade: a cama e mesas de cabeceiras.

Quarto com decoração minimalista

4. Mantenha sempre a limpeza em dia!

Manter um ambiente organizado é, sem dúvidas, um dos principais fatores que compõem uma decoração minimalista.

A organização, além de facilitar e tornar ainda mais úteis as funções dos móveis do espaço, é um fator importante na composição de ambientes com minimalismo.

A seguir, conseguimos observar o quanto a organização é essencial para deixar o espaço clean e com um aspecto minimalista.

Cozinha com estilo minimalista

Decoração minimalista em quartos

Um quarto simples, sofisticado e que tenha esse tipo de decoração precisa ter somente móveis que tenham uma real utilidade, como a cama, as mesas de cabeceira, os espelhos e os guarda-roupas.

Vemos abaixo um exemplo de quarto com essa decoração que possui apenas itens que têm uma real utilização, como a cama, a mesa de cabeceira e o abajur, que ilumina o ambiente.

Além, é claro, de contar com uma cor bastante neutra, o cinza, que fica ainda mais iluminado com a luz do abajur.

Quarto com decoração minimalista

Decoração minimalista em cozinhas

A cozinha deve ser um ambiente que transmita limpeza e organização. Nesse sentido, o estilo minimalista combina perfeitamente com espaços assim, pois a organização é um fator essencial para esse estilo.

Como nesse exemplo, uma cozinha praticamente composta por cores neutras, que aparenta organização e limpeza usando móveis úteis e pouquíssimos elementos decorativos.

Cozinha no estilo minimalista

Decoração minimalista em salas

A sala é o ambiente que mais tem movimentação em uma casa, principalmente quando se recebe visitas.

Por isso mesmo é que salas minimalistas devem contar com pontos de cores na decoração, que criam um ambiente receptivo e alegre, ideal para visitas.

Na sala abaixo, vemos que o próprio sofá é usado como elemento com cor forte, que, acompanhado da planta, cria uma atmosfera convidativa e receptiva para o ambiente, sem que o estilo minimalista se perca.

Sala minimalista com sofá colorido

Decoração minimalista em ambientes pequenos

Em ambientes pequenos, a decoração minimalista é totalmente funcional. Com o uso de cores claras, espelhos e somente móveis práticos, os ambientes pequenos ficam com uma percepção de espaço bastante ampliada.

A decoração de kitnet, por exemplo, pode ser ainda mais sotisticada com o uso de referências minimalistas.

A seguir, vemos o quanto um espaço pequeno foi adaptado para dois outros espaços que se complementam: uma sala de jantar e uma sala de estar.

As cores neutras e a iluminação natural são ainda mais ressaltadas com o estilo minimalista do ambiente.

Apartamento iluminado realçando o estilo minimalista

Gostou das dicas do blog da BR Brokers?

Então, não perca a oportunidade de ler outros posts relacionados à decoração.

Leia os posts relacionados a seguir:

Decoração para sala de jantar: Aprenda como decorar um dos espaços mais movimentados da sua casa!

Tendências de móveis para 2019: Veja as novidades para este ano e adquira uma mobília moderna e sofisticada!

Escritório moderno: Saiba como decorar um escritório com estilo e sofisticação!

Comentário: Nenhum comentário