Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
15 abr

Cantinho da leitura: 5 dicas para te inspirar

Um cantinho da leitura permite sentar, ler e se desligar do mundo à sua volta. Esse espaço especial é ideal para desfrutar de bons momentos e vivenciar as suas histórias preferidas, tudo com muito conforto e com uma decoração personalizada, que tem a sua cara.

Montar um cantinho da leitura é uma tarefa bastante simples. Não é preciso construir uma grande biblioteca ou gastar demais, afinal, um cômodo pequeno já pode servir para montar esse espaço agradável. Além disso, o canto da leitura é ideal para estimular as crianças pequenas a embarcarem no universos dos livros.

Para ajudá-lo a montar o cantinho da leitura perfeito, o blog da Brasil Brokers separou cinco dicas para você se inspirar e fazer em casa. Fique de olho nas nossas sugestões e crie esse espaço especial para a sua família!

homem lendo livro

1. Escolha o cômodo

Nada melhor que um lugar confortável e inspirador para embalar o clima da leitura. Por isso é tão importante ter uma atenção redobrada na hora de escolher o lugar onde você passará momentos apreciando um bom livro.

O cantinho da leitura precisa ser em um espaço que aproveite a luz natural. Você pode escolher ao lado de uma janela ou próximo da luminária. Vale lembrar que, mesmo com a iluminação natural, também é importante escolher um tipo de iluminação artificial para que você possa ler à noite e não ficar com os olhos cansados.

Outra dica para escolher o cantinho da leitura é prezar sempre por ambientes silenciosos. Afinal, você não quer que nada tire sua concentração, não é? Por isso, procure por lugares da casa que tenham menos circulação de pessoas e que sejam mais calmos.

cantinho dos livros

2. Pense nas pessoas que frequentarão o cantinho da leitura

O cantinho da leitura é para você ou para as crianças? Ou para os dois? Na hora de montar o cantinho da leitura, responda essas perguntas para, em seguida, pensar na decoração que será utilizada naquele lugar.

Se o lugar for utilizado apenas por crianças, por exemplo, é importante optar por elementos que atraiam a atenção dos pequenos, mas que não os desconcentrem. Já para os adultos, é legal pensar em um espaço que tenha uma decoração bonita e que não deixe o conforto de lado.

mãe lendo livros com a filha

3. Invista em um estilo de decoração

Há muitas formas de decorar o cantinho da leitura. Como dito anteriormente, primeiro é preciso pensar em quem frequenta aquele lugar para depois escolher os elementos decorativos que vão compor o espaço.

Para quem prefere algo mais jovem e contemporâneo, vale investir em cores diferenciadas, como coral, amarelo queimado e verde-musgo. Nesse caso, vale sair da caixinha e soltar a criatividade, deixando tudo com uma estética que tenha a sua cara.

cantinho da leitura com vista pro jardim

Reprodução: Pinterest

Outra dica que serve tanto para o cantinho da leitura dos adultos quanto para o das crianças é colocar pufes macios e outros tipos de poltronas confortáveis. Dessa forma, os leitores ficam mais confortáveis para passar horas lendo e ainda podem tirar uma soneca, caso tenham vontade. Não se esqueça de adicionar almofadas e mais uma cortina na janela para quando o sol estiver muito forte.

Já para quem é mais clássico e prefere investir em algo menos chamativo existe a decoração minimalista. Nesse caso, é importante optar por tons sóbrios – branco, preto, marrom e cinza – e poucos elementos decorativos.

prateleiras com livro

Reprodução: Pinterest

4. Adicione prateleiras e estantes

Uma das perguntas mais importantes para responder antes de montar o cantinho da leitura é: onde vou guardar meus livros? Se você ainda não sabe a resposta, comece a considerar opções que atendam às suas necessidades e que tenham a ver com o estilo de decoração escolhido.

As prateleiras são ótimas para manter os livros sempre ao alcance das mãos. Entretanto, é preciso comprar aparadores de livros para manter as peças sempre em pé e evitar que elas caiam e machuquem alguém. Já as estantes são ideais para criar espaços sofisticados e organizados. Vale investir em móveis vintage ou usar a decoração com paletes de madeira para criar algo 100% artesanal.

estante com livros

Reprodução: Pinterest

5. Tenha livros diversificados

Agora que você já escolheu o lugar e pensou em todo o estilo da decoração, é hora de montar uma biblioteca completa que atenda a todos os gostos. Afinal, você nunca sabe quando uma visita vai querer conhecer sua coleção de livros. Então, tenha sempre disponíveis livros que agradam você, seus filhos pequenos e até possíveis convidados.

estante organizada com livros

Reprodução: Pinterest

Você, fã de livros, precisa de um cantinho da leitura em casa! Com certeza o espaço será um lugar especial, onde você desfrutará de ótimos momentos. Aproveite para conferir os posts de decoração no blog da Brasil Brokers! Certamente temos algo para deixar o seu cantinho da leitura ainda mais bonito e autêntico.

Comentário: Nenhum comentário