Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
15 abr

Decoração para geração Y: 11 dicas criativas para a sua casa

Autenticidade, conceito e novas ideias fazem parte da decoração para geração Y. Entenda o que é e como aplicar nos cômodos de casa de forma criativa

A geração Y, também conhecida como geração millennial, representa as pessoas nascidas entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000. Essa faixa demográfica da população desenvolveu-se no meio de ambientes altamente urbanizados e grandes avanços tecnológicos, como a internet.

A conectividade permitida pela internet não influenciou apenas as interações virtuais entre as pessoas, mas também a forma como cada indivíduo pensa sobre serviços, produtos e seu próprio estilo de vida. Por isso, a geração Y está sempre em busca de um significado que dê sentido às coisas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

De forma resumida: os millennials buscam atividades que tenham a ver com seus interesses e prezam pelas rédeas da própria vida.

sala decorada para geração y

Geração Y e a decoração do lar

O comportamento da geração Y também influenciou a forma como as pessoas vivem e cuidam do lar. Para os millennials, a casa significa um lugar especial com a cara deles, onde é possível enxergar personalidade, ficar à vontade para receber os amigos quando quiser e recarregar as energias depois de um dia cansativo de trabalho, por exemplo.

Se identificou? Então, a decoração para geração Y é uma excelente opção para a sua casa. O conceito pode ser aplicado tanto em casas grandes quanto em apartamentos pequenos – basta soltar a criatividade e não ter medo de ousar.

Para ajudá-lo nessa tarefa, o blog da Brasil Brokers separou 11 dicas criativas com as quais você vai aprender tudo sobre o assunto e ainda se inspirar para fazer uma linda decoração em casa. Confira!

casal da geração y decorando a casa

1. Móveis modulares

Entre as mais diversas características dos millennials está a valorização de boas experiências. E isso influencia na escolha dos móveis – eles precisam ser práticos, fáceis de transportar e confortáveis.

Uma ótima opção para essas preferências são os móveis modulares, ou seja, aqueles que são desenvolvidos seguindo um padrão de design ou estilo geométrico. Assim, é possível planejar toda a estética de um cômodo e ainda otimizar o espaço dos ambientes.

DICA EXTRA: aposte nos pufes quadrados e redondos, eles são ótimos para combinar com móveis descolados e contemporâneos.

cozinha decorada no estilo da geração y

Reprodução: Pinterest

sala decorada no estilo da geração y

2. Quadros

Criar uma parede de destaque é uma excelente oportunidade para soltar a imaginação sem deixar o ambiente poluído visualmente.

Então, selecione seus quadros favoritos e pendure-os próximos uns dos outros. Para trazer um toque especial, vale investir em obras com o seu estilo. Uma opção que costuma agradar a todos, principalmente aos millennials, são os quadros do movimento Pop Art.

DICA EXTRA: use quadros nostálgicos para criar uma estética vintage.

quadros com estética vintage

Reprodução: Pinterest

quadros para geração y

3. Minimalismo

O minimalismo é uma tendência que está muito presente na decoração para geração Y. Afinal, o “menos é mais” é muito apreciado pelas pessoas que prezam por um baixo consumismo.

Para aplicar o estilo minimalista, uma das dicas é optar sempre por praticidade e estética visual. Então, prefira móveis mais básicos e elementos em cores neutras, como branco, cinza e marrom. Além disso, também é importante deixar apenas o mobiliário que é essencial para aquele cômodo.

DICA EXTRA: combine o branco das paredes e das roupas de cama com elementos de madeira.

Decoração no estilo da geração Y

Estilo de decoração geração y

Reprodução: Pinterest

4. Plantas

Ser consciente com questões ambientais faz parte da geração Y. Por isso, é possível notar um aumento na procura por plantas dentro de casa, já que muitas espécies merecem cuidados especiais no dia a dia.

As melhores opções de plantas para ambientes internos são as duráveis bromélias, os cactos sem espinhos e as belas orquídeas de pétalas coloridas e arredondadas.

DICA EXTRA: pendure as plantas em um kokedama – a esfera japonesa feita artesanalmente que pode ser usada para pendurar plantinhas no teto.

plantas decorativas

Reprodução: Pinterest

decoração de plantas

Reprodução: Pinterest

decoração moderna da sala

5. Combinação de cores

Uma paleta de cores pode fazer toda a diferença na composição do lar. Para deixar tudo mais bonito, escolha cores que contribuam para um padrão estético e que deixem tudo mais harmonioso e especial.

Na decoração para geração Y, é bacana optar por cores que tenham a ver com você, mas que também combinem entre si. Se quiser apostar em uma tendência, vá na cor Pantone 2019: o Living Coral.

DICA EXTRA: os tons terrosos estão super em alta na decoração. Utilize-os para criar ambientes sofisticados e minimalistas.

sala de estar com estilo inovador

Reprodução: Pinterest

decoração colorida para cozinha

6. Hortas

As hortas caseiras são elementos decorativos perfeitos para ter em casa ou no apartamento. Isso porque elas permitem ter uma relação direta com verduras, legumes e temperos frescos.

Caso não tenha espaço para criar a horta caseira, vale criar uma dentro da cozinha ou até mesmo na varanda. Nesse caso, você pode escolher vasos de argila e uma base resistente, que deve ser instalada em um lugar onde bata sol.

DICA EXTRA: se quiser fazer economia e ainda cuidar do meio ambiente, plante os alimentos em garrafas PET ou em canos de PVC cortados pela metade.

horta para jardim

Reprodução Pinterest

horta para jardim

Reprodução Pinterest

7. Varanda gourmet

Uma das formas de aproveitar cada espaço de um apartamento pequeno é a criação de uma varanda gourmet – um espaço agradável onde se pode relaxar ou receber os amigos para um jantar, por exemplo.

Para otimizar o espaço e ainda ousar na decoração, é possível unir a varanda com a sala de estar. Assim, os cômodos ganham outras funções em apenas um lugar, como área de lazer, bar e sala de jantar.

DICA EXTRA: substitua as cadeiras convencionais por poltronas estilosas, banquetas e pufes estilo baú.

poltrona no estilo geração y

Reprodução: Pinterest

8. Espaço para o home office

A decoração para geração Y precisa acompanhar a forma como os millennials gostam de trabalhar. Eles estão sempre à procura de novas formas de trabalho, e uma delas é o home office.

Seja como freelancer ou em um emprego fixo, um escritório em casa faz toda a diferença na hora de controlar a agenda diária, estudar e realizar outras atividades prazerosas, que não precisam se resumir apenas ao trabalho.

Por isso, o espaço do home office precisa ser leve e com uma decoração personalizada. Vale utilizar de tudo: dos tons escuros até as cores vibrantes, e das mesas de madeira até as de vidro, com objetos extras espalhados por cima.

DICA EXTRA: utilizar a psicologia das cores na decoração pode ajudá-lo a se concentrar.

escrivaninha decorada

Reprodução: Pinterest

escrivaninha decorada

9. Luminárias

As luminárias levam um charme extra aos ambientes e ainda auxiliam na hora de ler um livro ou estudar. Elas podem ser aplicadas na maioria dos cômodos da casa: sala de estar, quarto do casal e, claro, no escritório.

A decoração para geração Y pode ficar bastante sofisticada com as luminárias de piso, já que ocupam menos espaço e auxiliam na estética minimalista. Já se quiser algo mais básico sem deixar de ser moderno, opte por luminárias sustentadas por cabos.

DICA EXTRA: faça furos em vasos de argila e use-os como uma luminária porta-velas. Esse objeto é ótimo para ambientes externos, pois eles criam uma linda projeção na parede.

luminárias decorativas

Reprodução: Pinterest

luzes penduradas na varanda

10. Paletes de madeira

Os paletes de madeira são os queridinhos entre os millennials. Isso porque esses objetos carregam uma grande contribuição ambiental e ainda levam um toque rústico aos ambientes internos e externos.

Um dos melhores lugares para fazer decoração com paletes de madeira é o quarto. Você pode utilizar o item de muitas formas: como uma cabeceira para a cama, porta-livros, escrivaninha ou como nichos pendurados na parede.

DICA EXTRA: se no futuro enjoar da decoração com paletes de madeira, pinte os objetos de outras cores e mude-os de ambiente.

decoracao com paletes de madeira

decoração com paletes de madeira

11. Espaço para exercícios

Para otimizar o cotidiano corrido e evitar a mensalidade de uma academia, muitas pessoas preferem fazer exercícios físicos no conforto de casa.

Então, que tal criar um espaço zen onde é possível cuidar da mente e do corpo? Para isso, não é necessário gastar muito e nem substituir um cômodo pelo outro. Basta escolher um lugar onde você se sinta agradável, organizar os equipamentos de forma que eles fiquem sempre por perto e, por fim, colocar o colchonete em um ponto confortável e com ventilação.

DICA EXTRA: para incentivá-lo a treinar, cole adesivos e pôsteres na parede que ajudem sua mente a focar nos resultados.

decoracao para geracao y malhar em casa

Curtiu as dicas de decoração para geração Y? No blog da Brasil Brokers você encontra uma série de dicas para decorar a casa ou apartamento com o seu jeito. Confira as outras publicações!

Comentário: Nenhum comentário