Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
15 abr

Jardinagem e paisagismo: 5 dicas para aproveitar o outono e renovar a decoração

Garanta a saúde do seu jardim com as 5 dicas exclusivas do BrBrokers para jardinagem e paisagismo

mulher cuidando do jardim

 

O outono é uma época bastante complexa para as plantas e uma transição entre duas estações totalmente diferentes: o verão e o inverno.

Atualizar as suas técnicas de jardinagem e paisagismo é essencial para garantir o bem-estar das plantas do seu jardim.

Confira a seguir as 5 dicas do blog para que você conserve suas plantas e as prepare para a próxima estação: o inverno.

1. Faça uma limpeza no seu jardim e inclua todos os canteiros

Manter um jardim higienizado é essencial para evitar a proliferação de fungos e bactérias. As plantas floríferas, a essa altura do ano, já pararam de florescer e esse é o momento ideal para realizar uma poda de limpeza e até mesmo arrancar as flores velhas. Isso permitirá que as plantas floresçam novamente e irá garantir a desinfecção.

Dê a devida atenção para a limpeza dos canteiros também, pois, com o passar do tempo, é possível que esses lugares acumulem sujeiras e, consequentemente, fungos, que podem vir a se espalhar pelo solo e afetar a plantação.

Avô e neto regando o jardim

 2. Verifique seu solo e, se preciso, adicione composto

Fazer uma análise do solo é essencial para garantir que a plantação terá todos os nutrientes necessários para crescer de forma saudável e eficiente.

Para fazer uma correta análise, recomenda-se que você recolha uma pequena amostra do solo e encaminhe para um laboratório. O preço dessa análise é bem acessível e preciso.

Se o seu solo estiver com alguma deficiência, você pode corrigir acrescentando matéria orgânica ou regulando o pH, por exemplo.

Os relatórios dessa análise costumam vir acompanhados de recomendações em relação a calagem, adubagem e outros quesitos, para que você trate e cultive o solo da maneira mais saudável possível.

rapaz aparando a grama do jardim

 3. Esse é o momento de plantar árvores e arbustos

O outono é a época do ano ideal para plantar novas árvores, pois é nesse período que as sementes começam a se fortalecer para as próximas estações mais favoráveis para o florescimento: a primavera e o inverno.

No entanto, existem plantas floríferas que são resistentes ao outono, e essas devem ser priorizadas no processo de plantio também.

Um bom exemplo são as orquídeas Catléias, que são duráveis nessa estação e possuem uma linda tonalidade de roxo que se mistura com o amarelado natural das flores.

pessoa plantando

 4. A fertilização é essencial

Muitos afirmam que não se deve realizar a fertilização do solo nessa época, para evitar que as plantas cresçam e, consequentemente, floresçam e criem mais folhas. No entanto, manter o solo fértil é essencial até mesmo nessa época.

Você deve, sim, evitar adubos que favoreçam o crescimento das folhas, como os que são ricos em nitrogênio.

No entanto, optar por adubos que fortalecem as raízes das mudas e de plantas mais antigas é essencial.

Nesse sentido, você pode escolher adubos ricos em fósforo e potássio, componentes químicos que fortalecem não somente as raízes, mas o próprio caule no caso de pequenos arbustos e árvores.

homem colocando mudas de planta em vasos

 5. Higienize todos os utensílios do jardim

Após realizar qualquer manutenção em seu jardim, principalmente em estações como o outono, em que há maior propensão de proliferação de fungos, é essencial higienizar e desinfetar todos os utensílios utilizados.

Você pode limpar os utensílios com uma dose de água misturada com lixívia (popularmente conhecida como água sanitária).

Essa solução consegue eliminar as bactérias e manter os itens de jardinagem conservados por mais tempo.

utensílios necessários para jardinagem e paisagismo

[Extra] Paisagismo no outono: saiba quais são as plantas ideais para cultivar nesse período

Há uma lista escassa de plantas que podem ser plantadas durante o outono, no entanto, recomenda-se fazer o cultivo de plantas em bulbo durante essa estação.

Esse tipo de planta consegue armazenar uma grande quantidade de nutrientes e de água que retiram do solo. Devido a isso, plantas desse tipo conseguem se manter bem durante a estação e costumam florescer nas estações seguintes.

As tulipas, por exemplo, são plantas do tipo bulbo e conseguem se manter muito bem durante essa estação.

Destaque para as tulipas do tipo Híbrida Darwin, que possuem uma coloração muito característica e são formadas a partir de um cruzamento entre as tulipas Fosterianas e a do tipo Darwin.

combinação de flores para jardinagem e paisagismo

Outro exemplo que serve muito bem para essa categoria de plantas são as flores do tipo Íris Holandesa. Elas possuem uma coloração em tom de roxo lindíssimo, que se destaca em qualquer tipo de jardim.

Recomenda-se plantar esse tipo de flor logo no ínicio do outono, na transição com o verão. Ela é cultivada muito bem em solos férteis e bem drenados.

pétala de flor do tipo Íris Holandesa

Outra planta bastante peculiar que pode ser plantada no outono são os Narcisos de Alperce, que são flores belíssimas que podem variar em tons de laranja, amarelo e branco.

São sustentadas por longos pedúnculos carnosos que deixam as pétalas das flores ainda mais em destaque.

Os narcisos devem ser cultivados, necessariamente, em solos fertilizados com matéria orgânica, especificamente.

conjunto de plantas

E aí, gostou das dicas do blog da Brasil Brokers? Então, fique atento a outros posts do blog relacionados ao tema jardinagem e paisagismo:

Plantas para ambientes internos

No escritório, na sala ou na varanda: essas plantas podem ser cultivadas em ambientes internos!

Plantas e flores para o seu apartamento

Conheça os tipos de plantas ideais para manter e decorar o seu apartamento.

Horta em casa

Dicas para cultivar na sua própria casa espécies de vegetais.

Comentário: Nenhum comentário