Escolha a Cidade:

Voltar para home.
Postado por <brasilbrokersoficial>
23 ago

Imagem de divulgação

 

E um dia você vai passar as férias no sítio dos seus avós e revive toda a infância em pensamento. Os móveis ainda são os mesmos daquela época. Até o cheiro continua igual. Bate uma saudade…

Não precisa mais ficar só na saudade. A Adélia Works, nome inspirado na espécie de pinguins antárticos, é do interior de São Paulo, faz refrigeradores no estilo “vintage”, com design clássico dos anos 40, 50 e 60, iguaizinhos aos da vovó! Conversarmos com Tiago de Carli, idealizador da empresa que nasceu há poucos meses e hoje já se posiciona no mercado com um DNA de valores como qualidade, durabilidade, design e produção artesanal brasileira.

Blog Brasil Brokers: Como foi percebido que existia essa demanda no mercado?
Tiago de Carli: Nós restauramos refrigeradores antigos por alguns anos antes de abrir a Adélia Works. A demanda pela restauração, que chegava até nós via o blog “Vá de Vintage“, nos fez perceber que ali existia um nicho a ser explorado e com um enorme potencial. O processo foi bem rápido e, de certa forma, inevitável. Quando percebemos já estávamos dedicando todo nosso tempo ao que viria a ser a Adélia Works.

 

Imagem de divulgação

Blog Brasil Brokers: Há demanda internacional?
Tiago de Carli: Honestamente não temos informações detalhadas sobre demanda internacional. Já tivemos contato com clientes do Reino Unido, Itália, Estados Unidos, mas nada que pudesse caracterizar uma demanda de nova operação. Temos planos sim, para exportar nossos produtos para alguns países do Mercosul num prazo de 3 anos, mas primeiramente vamos nos consolidar em território nacional.

Blog Brasil Brokers: Qual o perfil dos seus compradores?
Tiago de Carli: Nossos compradores variam bastante, temos desde o senhor de 60 anos que fica encantado com nossos produtos, pois estes lembram aquele refrigerador de sua infância, e em outro extremo temos clientes jovens que procuram algo diferente e exclusivo.

Blog Brasil Brokers: Os produtos da Adélia Works são feitos artesanalmente. Como isso funciona?
Tiago de Carli: Nossa produção artesanal é algo bem peculiar e transmite para nossas peças o cuidado e qualidade perdidos há muito tempo. Para se ter uma “Adélia” é preciso fazer uma encomenda. Elas são  montadas por apenas dois profissionais, que acompanham a peça dos primeiros furos até o polimento final. Não temos uma linha de produção, mas sim uma bela oficina que encaixa, monta, testa, embala e identifica todas as peças para seus respectivos clientes. Trabalhamos com um conceito chamado “slow product”, onde o produto não é altamente industrializado, priorizando a mão de obra artesanal e a busca fornecedores próximos para um impacto menor de Co2.

 

Geladeiras "como antigamente"

Fábrica da Adélia Works

 

Blog Brasil Brokers: Por serem produtos artesanais, qual a maneira que vocês utilizam para personalizar o produto?
Tiago de Carli: Com diversas cores, acabamentos e detalhes personalizáveis, qualquer peça da Adélia Works já sai da fábrica com a cara de seu dono. Colocamos, inclusive, uma etiqueta atrás do refrigerador com o nome do comprador.

Blog Brasil Brokers: Você tem uma preocupação em reciclar produtos. Quais as práticas sustentáveis que vocês adotam?
Tiago de Carli: Unimos o melhor do design com o melhor da funcionalidade, para oferecer um produto superior, de longa durabilidade e, consequentemente, mais sustentável. Queremos fazer peças com as mesmas especificações de antigamente e para isso respeitamos os materiais da época, assim como o modo de produção. Apenas atualizamos a parte mecânica para funcionar segundo os padrões de consumo atuais. Temos geladeiras originais aqui na empresa com mais de 60 anos e funcionando perfeitamente. Queremos que nossas “Adélias” durem tanto quanto as peças que nos inspiraram.

Além disso, toda estrutura da empresa foi pensada para um menor impacto sócio-ambiental. Nossos móveis, ferramentas, showroom e até mesmo o imóvel são de segunda mão. Reformamos muitas coisas, pegamos materiais de ferro velho, pedimos doações para que a Adélia pudesse nascer com uma mentalidade diferente de qualquer outra empresa. Além destas medidas menos ortodoxas, trabalhamos para reciclar a maioria de nosso lixo e aplicamos materiais reciclados em nossos refrigeradores.

 

Geladeiras "como antigamente"

Tiago de Carli

*Tiago de Carli tem 26 anos, é formado em Publicidade pela Fundação Armando Álvares Pentado – FAAP, atuou na área de marketing da empresa SG Plásticos por dois anos, e em seguida na agência Mood, na área de planejamento por um ano. Após esse período, começou a se dedicar em projetos autorais, “Vá de Vintage” e “Adélia works”.

Em dicas para o lar
, , , ,

Comentário: 2 Comentários

  1. Celia disse:

    Achei o máximo. Sou uma que está chegando aos 60 anos e
    com aquela nostalgia do tempo da avó. Magnifica idéia e certamente
    terei uma delas. Boa sorte ao jovem empreendedor!

  2. Luiz disse:

    Muito Show a matéria!!! Sempre sonhei em decorar minha casa, mesclando o Moderno com o Vintage!…

Deixe seu recado