Escolha a Cidade:

Voltar para home.
Postado por <brasilbrokersoficial>
13 set

Entrevistamos Jairo de Sender, arquiteto carioca e descontraído. Com três décadas de experiência, Sender tem expertise para entender o que seu cliente deseja. Para ele, o modismo está fora de moda. Não existem peças cafonas ou que devem ser aposentadas. “Usando o bom senso, tudo é permitido”, como ele mesmo diz. Abaixo, o arquiteto fala um pouco sobre como decorar apartamentos pequenos.

Foto: Divulgação

Blog Brasil Brokers: A arquitetura teve que se reformular para atender a demanda dos apartamentos mais compactos das grandes cidades?
Jairo de Sender: Na verdade, eu diria que a arquitetura em si não teve que se ajustar a novas medidas, porque para mim não existem padrões nem medidas rígidas. A bossa na arquitetura consta exatamente em você criar elementos, destaques e possibilidades que fazem com que um imóvel menor comporte tudo aquilo que quem mora ou vai morar necessita, com as funções que ela precisa. Eu acho que cada caso é um caso específico – e requer uma solução diferente. Eu diria que as empresas de mobiliários tiveram que se adaptar a esta realidade. Os sofás, as mesas, os móveis em geral eram feitos para apartamentos grandes, deixando com que os pequenos ficassem sempre com ar de atravancado. É a mesma coisa, eu diria, quando você pensa em roupa. Para pessoas com mais peso é difícil comprar. Ou era difícil de encontrar com bossa, com charme, com alguma coisa diferente. Essa é a minha visão sobre esse aspecto.

Blog Brasil Brokers: O arquiteto precisa ser mais criativo para decorar espaços menores?
Jairo de Sender: Acho que sim, exatamente para que você possa conjugar dentro dos espaços todas as necessidades.

Blog Brasil Brokers: Já é possível fazer de espaços pequenos lugares confortáveis e aconchegantes?
Jairo de Sender: É lógico. Podemos pegar como exemplo um sofá de 80cm, que também é confortável. Diferente de todas as lojas que só tinham sofá de 1,05cm, 1,07cm, 1,10cm, sendo impossível a colocação disso em ambientes pequenos. Hoje, você começa a reformular pré conceitos.

Blog Brasil Brokers: Como fazer para que espaços pequenos que tenham muitos objetos e móveis pareçam maiores?
Jairo de Sender: Eu diria que sempre ordená-los, saber coordená-los e saber fazer uso de espelhos da medida certa. Com um toque de equilíbrio e também a contratação de um profissional para auxiliar. Ele vai ter essas visões espaciais ou o agrupamento de peças, objetos possibilitando uma forma mais harmônica. Você pode até ter uma casa pequena com muitos objetos sem estar impedido de tê-los porque você mora em apartamento pequeno. Mas com a coordenação de um profissional, para que você possa ter tudo isso exposto da seguinte forma: um lugar pra cada coisa, cada coisa em seu lugar. E sempre com equilíbrio e uma boa dosagem de bom senso.

Blog Brasil Brokers: Você teria algumas dicas que as pessoas possam fazer sozinhas em casa?
Jairo de Sender: É difícil generalizar. Mas a mesa de centro pode ser trocada por uma mesa pufe, que substituiu o local de colocar uma bandeja e já possibilita você de ver a televisão com as pernas esticadas em cima de um pufe. Ele fica com essa dupla função. Os espelhos bem posicionados acabam duplicando os espaços. Tem que tomar cuidado com o espelho na porta de entrada, que nem sempre é o melhor. Às vezes, a largura de um espaço que é pequeno, ao colocar o espelho, você dobra a largura e não o cumprimento. Você tem necessidade de ter sofás mais estreitos, compatibilizando espaços menores. A mesa de jantar pode ficar encostada numa parede com um espelho. Assim você já dobra essa parede e já elimina um espaço, fazendo com que essa mesa encostada na parede já dê esse equilíbrio que você precisa. Uma boa iluminação faz com que o ambiente pareça maior. A iluminação indireta, com rasgos de gesso, é uma ótima opção. No meio do teto, fazer um rasgo de gesso, para criar um ambiente mais cumprido. Isso tudo são bossas que a gente vai criando para cada projeto especifico.

Foto: Divulgação

Blog Brasil Brokers: Quais as tendências de cores e estampas para o inverno e a primavera?
Jairo de Sender:
Eu não sigo tendências porque acho que tendência entra em modismo e eu acho que a decoração deve ser atemporal. Quando acaba a estação você vai querer trocar a sua casa porque ela ficou fora de moda. Então eu diria que as estampas são muito pessoais. Você pode gostar de listras e o seu marido de uma estampa florida. O ideal é o bom senso e o equilíbrio. As listras nunca saíram de moda, os florais sempre tiveram seu espaço, mas isso sempre baseado nas cores, nas utilizações e na maneira como é usado. Eu sou atemporal, não gosto de fazer nada de modinha, porque você acha que tem que mudar toda hora e acaba fazendo dívidas desnecessárias.

Blog Brasil Brokers: Quais os tipos ideais de molduras de quadro e de porta-retratos?
Jairo de Sender: Cada um de um tamanho, cada um de uma cor, quanto mais ousadia melhor, quanto mais desequilíbrio organizado mais irreverente para o Jairo de Sender. Pode ser um acima, outro abaixo. Nenhuma simetria cria harmonia para mim.

Foto: Divulgação

*Jairo de Sender possui escritório no Rio de Janeiro e atualmente é responsável pelo quadro “Dando um retoque” no programa “Mais Você”, da TV Globo.

Em dicas para o lar
, , ,

Comentário: 2 Comentários

  1. Luiza Antunes disse:

    O Jairo é sem dúvida alguma o melhor arquiteto carioca e um dos melhores do Brasil, inegavelmente. Suas variações de tons, seu equilíbrio e harmonia demonstram o seu manancial de bom gosto e qualidade

  2. Olá Jairo, acompanho, sempre que é possível o seu trabalho no Programa “Mais Voce”, da Ana Maria Braga. Gosto do seu estilo, sempre antenado com as tendências e preocupado com o perfil e as expectativas do cliente.
    Solicito sua orientação para repaginar o meu quarto. Só não sei quais as informações necessárias para você.

Deixe seu recado