Escolha a Cidade:

Voltar para home.
Postado por <brasilbrokersoficial>
21 set

A arquiteta Lulu Andrade tem como paixão se inspirar em grandes artistas, brasileiros e estrangeiros, para compor “suas obras de arte” nos apartamentos que decora. Batemos um papo com ela para saber um pouco mais sobre esse desafio.

Blog Brasil Brokers: Qual o artista que mais te traz inspiração? Por quê?
Lulu Andrade: Ultimamente tenho me inspirado muito nas obras do mosaicista Athos Bulcão. Gosto do jeito como ele usava as linhas retas como elemento de criação.

Blog Brasil Brokers: A internet pode ser aliada na busca por inspirações?
Lulu Andrade: Com certeza. Hoje é muito fácil viajar pelo mundo da arquitetura através das redes sociais e existem de diversos sites interessantes como Dezeen, Pinterest, Notcot, entre outros.

Blog Brasil Brokers: Existe uma boa aceitação por parte dos clientes em ter um cômodo da casa inspirado em obras de grandes artistas?
Lulu Andrade: Na maioria das vezes, esta inspiração serve como um norte no início de um projeto e vai se diluindo na medida em que o mesmo  vai sendo desenvolvido, passando a se tornar elementos pontuais que remetem a uma época ou estilo. É claro que em alguns projetos isto pode ficar mais evidente, como no caso de uma cozinha que fizemos e que foi inspirada no arquiteto catalão Gaudí. O projeto seguiu um pedido explícito do cliente, que apreciava este artista.

Outro caso foi um banheiro inspirado nos antigos banhos árabes. O espaço para desenvolver o projeto era reduzido e havia a preocupação em não torná-lo excessivamente decorado, o que poderia deixar o ambiente cansativo e fazer com que o cliente quisesse trocar o revestimento em pouco tempo.

 

Parede de uma cozinha inspirada nas obras de Gaudí

Blog Brasil Brokers: Quais foram os materiais mais utilizados para esse tipo de reforma?
Lulu Andrade: Adesivos, pastilhas, cerâmicas, mármores ou granitos podem ser trabalhados para atingir o que o cliente sonha. Como normalmente apenas uma das paredes é escolhida para dar a “cara” do ambiente, optou-se por revestimentos com tamanhos menores, como pastilhas, que deixou o espaço bem interessante e o efeito final não ficou cansativo.

Blog Brasil Brokers: O custo de um tipo de trabalho como este costuma ser elevado?
Lulu Andrade: Não necessariamente. No caso da parede inspirada em Gaudí compramos pastilhas cerâmicas com o custo bem razoável para que fossem quebradas a fim de compor o painel em caquinhos. É claro que existem caquinhos de azulejos prontos no mercado, mas neste caso a sua execução sairia cara demais.

 Para esse trabalho foram comprados azulejos coloridos e quebrados em seguida para se formar o desenho artesanalmente na parede

*Formada em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com MBA em gestão de negócios para arquitetos pelo IBMEC, Lulu Andrade é sócia diretora do escritório Adoro Arquitetura (www.adoroarquitetura.com.br).

Em dicas para o lar
, , , , ,

Comentário: Nenhum comentário

Deixe seu recado