Escolha a Cidade:

Voltar para home.
Postado por <brasilbrokersoficial>
26 out

Cores. Elas trazem alegria para o nosso dia a dia e deixam o ambiente mais divertido. Porém, quando mal selecionadas, podem deixar o espaço com um jeito sombrio ou poluído. Na hora de fazer novas escolhas, sempre é bom ouvir um especialista. Conversamos com o arquiteto Fabrício Forg para dar dicas de como combinar as cores desejadas com os objetos e espaços da casa.

Foto: Divilgação

 

Blog Brasil Brokers: As tendências de cores para 2012 vieram carregadas de tons vibrantes e luminosos. Quais os cuidados que devem ser tomados para utilizar essas tonalidades em casa?

Fabrício Forg: Após um período minimalista, que permeou a decoração nos anos 2000, os espaços começaram a ganhar cor em 2010, 2011, e a tendência continua em 2012. Projetos mais ousados abusam do uso de cores, utilizando tons fortes em peças grandes e ainda nas paredes. Contudo, para usarmos várias cores em um mesmo ambiente, obrigatoriamente precisamos  de um espaço muito amplo, para que o efeito seja visualizado por completo, evitando perspectivas cuja harmonia de cores não seja compreendida. A dica para não errar é sempre manter a base neutra, e pontuar os tons fortes em peças de decoração. Até podemos usar várias cores, mas que fiquem restritas a um única visual do ambiente, como na foto. Neste projeto, determinei a cor forte no papel de parede, e os demais itens que compunham este ambiente em tons mais neutros. Contudo, para quebrar a monotonia, o mesmo visual ainda recebe outras cores em peças menores, como o pufe em estampa listrada, ou mesmo almofadas em cinza chumbo. O efeito é colorido, demonstra personalidade, mas é harmônico.

Blog Brasil Brokers: Quanto tempo é necessário para que a pessoa tenha que mudar a cor do ambiente?
Fabrício Forg: Assim como deveria ser o comportamento para o vestuário, a casa não precisa seguir tendência, mas garantir a felicidade do habitante. Da mesma forma que você pode usar uma camisa mesmo que ela esteja fora de moda, as cores de sua decoração também podem ser mantidas desde que garantam sua alegria. Acontece que vivemos em um mundo dinâmico e o mercado sempre nos induz a consumirmos o novo. A moda vai mudando, mudando e acho que se consolida em um prazo de três a cinco anos, afirmando o que realmente é novo. Sendo assim, se você deseja estar sempre antenado e incluir itens novos no decór, vá inserindo peças pequenas a cada ano, e faça a transformação total a cada cinco anos.

Blog Brasil Brokers: Quais as cores mais indicadas para o banheiro e a área externa?
Fabrício Forg: Como são áreas de limpeza e higiene, o branco é sempre a cor mais indicada. No máximo personalize com detalhes em cores de seu gosto, mas 80% do espaço deve ser branco.

Blog Brasil Brokers: Quais cores podem ser usadas para deixar o cômodo com aspecto maior? E menor?
Fabrício Forg: Para deixar o ambiente maior vale a regra de uma parede em um tom mais escuro. Para dar profundidade, use um tom a mais na parede do fundo; para dar altura, use o teto mais claro. Já para reduzir a profundidade, use a mesma regra, mas utilize cores diferentes e não da mesma paleta de cores. Exemplo: para encurtar  um longo corredor, use as paredes em branco e a do fundo em vermelho.

Blog Brasil Brokers: Quais misturas de cores ficariam interessantes?
Fabrício Forg: Existe um círculo de cores que determina as combinações mais harmônicas, como azul com amarelo, preto com branco, laranja com roxo, etc. Mas eu gosto das combinações ousadas, como rosa ou azul marinho com marrom, verde com vermelho, amarelo com verde, cinza com branco e vermelho. Todas as cores podem ser combinadas, mas os tons devem ser bem escolhidos para criar a harmonia certa.

Blog Brasil Brokers: Existe alguma cor que está fora de moda?
Fabrício Forg: É difícil definir o que está fora de moda porque tudo depende da forma como se aplica a cor no ambiente. Às vezes, a tendência não apresenta a cor na sua cartela, mas o projeto se apropria dela com tanta ousadia que fica incrível.

Blog Brasil Brokers: Quais os erros mais comuns que as pessoas comentem em relação às cores?
Fabrício Forg: Acredito que o problema é quando as cores mais diferentes aparecem em estampas com desenhos muito elaborados. A decoração deve contar uma história. Não vejo problemas em usar muitas cores, mas utilize-as puras,  sem estampas em excesso, ainda mais se estas são características de muitos estilos ou momentos da decoração. Um sofá azul marinho pode muito bem comportar almofadas nas cores amarelo, vermelho, rosa, marrom, preto, branco. Mas se elas ainda forem em tecidos estampados, o visual será muito poluído. O importante é fazer da casa uma apresentação do que você realmente é. Se as cores fazem parte da sua natureza alegre, porque não se mostrar ao mundo em 2012?

 

*Fabrício Forg é arquiteto e proprietário do escritório FFor, em São Paulo, além de coordenar o curso de arquitetura do Centro Europeu, de Santos.

 

Em dicas para o lar
, , , ,

Comentário: Nenhum comentário

Deixe seu recado