Escolha a Cidade:

Voltar para home.
Postado por <brasilbrokersoficial>
01 mar

O Rio de Janeiro comemora hoje os seus 448 anos de fundação. O nome surgiu quando uma expedição portuguesa aportou pela primeira vez na cidade, em 1º de janeiro de 1502, acreditando ter chegado à desembocadura de um grande rio, quando na verdade era uma baía.

Em 1763, a cidade tornou-se capital da colônia, permanecendo assim durante o período do Império e grande parte da República, quando em 1960 foi transferida para a recém inaugurada Brasília. Nesse meio tempo, com a chegada da família real em 1808, também foi a sede do império português.

Vista do Cristo do Corcovado e do Pão de Açúcar, cartões postais da Cidade Maravilhosa. Crédito: © Danny Lehman/Corbis

O apelido carinhoso que ganhou o mundo, Cidade Maravilhosa, surgiu pela primeira vez nas páginas do jornal “A Notícia” em 1908 e foi uma criação do escritor, jornalista e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, Coelho Neto. Já em 1934, o compositor André Filho lançou para o carnaval uma marchinha com o apelido e que acabou se tornando uma das músicas brasileiras mais famosas de todos os tempos, hoje transformada em hino oficial do Rio de Janeiro.

Desfile das Escolas de Samba no Sambódromo. Crédito: © Alex RobinsonJAI/Corbis

A capital fluminense se tornou o palco de muitas das principais manifestações culturais ocorridas ao longo da história do Brasil estabelecendo-se como o principal centro difusor das tendências musicais pelo país. O samba, o chorinho, as marchinhas de carnaval e a bossanova são alguns exemplos. Já do ponto de vista esportivo, a cidade ganhou destaque mundial ao ser escolhida como sede do mais importante evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos de 2016, além de ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de futebol de 2014.

Parabéns, Rio de Janeiro!

 

 

 

 

 

Comentário: Nenhum comentário

Deixe seu recado