Escolha a Cidade:

Voltar para home.
Postado por <brasilbrokersoficial>
17 maio

 O Rio de Janeiro ganhou um novo museu esse ano, o MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro). Além de contar com um acervo imperdível, o novo ponto turístico chama a atenção por ser coberto por uma grande placa em forma de onda que une os dois edifícios onde o museu está instalado,  prédios com características tão diferente: o Palacete Dom João VI, e o edifício vizinho, que era, originalmente, um terminal rodoviário.

A missão inicial dos arquitetos era conectar as duas construções dando um ar modernista e a solução encontrada foi criar um telhado em forma de onda flutuante a partir de uma enorme placa de isopor que foi coberta com 800 toneladas de concreto, sustentadas por 37 pilares. O material resiste à compressão de mais de uma tonelada por metro quadrado. Os projetistas contaram com uma equipe que incluiu o Artista Plástico da escola de samba Salgueiro, Carlos Lopes, por sua habilidade com isopor para compor as alegorias do carnaval. 

 

Crédito: Andrés Otero

 

 Chamada de cobertura fluida por ter a forma de uma onda e gerar uma impressão de fluidez, virou um dos símbolos arquitetônicos mais marcantes do projeto. Com 65 metros de comprimento e 25m de largura, a cobertura tem estrutura ondulada com diferentes espessuras que chegam a, no máximo, 15 centímetros. Segundo o artista responsável pelo projeto, o molde da grande estrutura que liga os prédios poderá ser reaproveitada no carnaval carioca.

O museu está instalado na região portuária da cidade e faz parte das obras de revitalização da área conhecida como “Porto Maravilha”. A construção do prédio partiu de uma prerrogativa comum aos museus, a necessidade de se evitar a entrada de luz direta pelas janelas. Como a proposta arquitetônica propunha a manutenção da fachada do Palacete Dom João VI, em estilo eclético, os designers criaram uma iluminação de dentro pra fora do prédio para adequá-lo corretamente.

A Brasil Brokers separou algumas fotos do novo museu para você ficar com vontade e conhecer esse novo ponto turístico do Rio de Janeiro.

Crédito:Andrés OteroProjeto de como ficaria a visão de fora do MAR com a placa instaladaProjeto da cobertura ondulada mostrando as diferentes temperaturas em cada pedaço da placa

 

Projeto de como o MAR ficaria com a placa instalada

 

 

 

 
Em dicas para o lar
, , ,

Comentário: Nenhum comentário

Deixe seu recado