Escolha a Cidade:

Voltar para home.
Postado por <brasilbrokersoficial>
27 ago

Para quem não sabe hoje é dia nacional do Corretor de Imóveis. Em homenagem à data, nós preparamos um post com informações sobre essa profissão que tem diversos ramos de atividades, como imóveis, gestão de carteiras e até administração de condomínios. Parabéns para todos esses profissionais que realizam o sonho da casa própria para milhares de brasileiros.

 

O que é um corretor de imóveis?

R: Corretor de imóveis, ou corretor imobiliário, é a pessoa que intermedeia, durante a transação de um imóvel, a relação comercial entre o vendedor e o cliente comprador. Cabe, portanto, ao corretor apresentar aos compradores o imóvel que será negociado, disponibilizando as informações necessárias para que a venda seja efetuada.

 

Por que a data é comemorada no dia 27 de agosto?

R: A corretagem de imóvel foi uma das primeiras atividades que conseguiu status de profissão liberal regulamentada por uma lei federal. A primeira regulamentação aconteceu em 27 de agosto 1962, por isso se comemora nesta data o dia nacional da intermediação imobiliária e o exercício da profissão.

 

Como se tornar um corretor de imóveis?

R: Para ser um corretor de imóveis é necessário ter o curso técnico em transações imobiliárias. Esse curso, que é habilitado pelas autoridades de educação, é a porta de entrada para o exercício da atividade e através dele o aluno vai tomar conhecimento de disciplinas como matemática financeira, língua portuguesa, avaliação imobiliária, noções de informática, direito e legislação e operações imobiliárias.

Para seguir esta carreira legalmente é preciso que o corretor esteja credenciado junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). O corretor de imóveis pode ser bacharel em Ciências Imobiliárias, curso que tem duração de quatro anos. Pode também fazer o curso de Gestão Imobiliária (com duração de dois anos) ou pode especializar-se como Técnico em Transações Imobiliárias (com duração de um ano).

Outra opção para exercer esta profissão é fazer o Exame de Proficiência, fato que lhe permite não somente ser um corretor, mas também possuir sua própria administradora de imóveis (imobiliária).

 

Quais características um corretor deve ter?

R: Dentre as características necessárias para ser um corretor vale destacar a aptidão e o gosto por vendas. O trabalho deste profissional fica muito mais fácil se ele possuir carisma, bom humor, raciocínio espacial aguçado, paciência e capacidade para relacionar-se com o público, dedicação, poder de argumentação e de convencimento, boa aparência e manter-se bem informado.

 

Quais as principais atividades de um corretor de imóvel?

R: As principais atividades de um corretor de imóveis são a organização da compra, locação, permuta, venda e incorporação de imóveis e a reunião dos documentos que serão usados na negociação; apresentação de imóveis para a visitação do público, bem como do projeto desenvolvido e dos arredores do imóvel; a intermediação da negociação e a verificação da correta construção do imóvel.

 

Em quais áreas o corretor de imóveis pode trabalhar?

R: O corretor pode trabalhar em empresas imobiliárias, construtoras, cartórios de registros de imóveis, leilões (empresas judiciárias), consórcios imobiliários, empresas de loteamento e planejamento imobiliário, etc.

Ao contrário de outras profissões, o salário do corretor de imóveis não é fixo, visto que é baseado em comissões. Isto equivale a dizer que o salário do corretor varia de acordo com a quantidade e o tamanho do que for vendido.

Comentário: Nenhum comentário

Deixe seu recado