Escolha a Cidade:

Voltar para home.
Postado por <brasilbrokersoficial>
24 jul

Na arquitetura brasileira, o movimento modernista não se restringiu a projetos como os edifícios cívicos para Brasília e renomados museus e instituições de ensino. O estilo foi também utilizado em empreendimentos privados. O maior arquiteto do mundo no estilo, Oscar Niemeyer, também desenhou prédios comerciais. Na década de 1950, Niemeyer manteve um escritório-satélite em São Paulo e lá desenvolveu dois projetos que acabaram sendo inaugurados simultaneamente em 1955: os edifícios Triângulo e Califórnia, ambos no centro da cidade.

O Triângulo foi projetado para ter um volume prismático envolto por três tipos diferentes de vidro e coberto por brise-soleils. Hoje, o edifício encontra-se bastante descaracterizado, sem os quebra-ventos, expondo o prédio à incidência direta do sol. As modificações começaram ainda na fase de projeto, quando a Prefeitura determinou o recuo lateral dos andares superiores. Na entrada principal, destaca-se um grande um painel de pastilhas de Di Cavalcanti, tombado pela Prefeitura em 2004.

Imagem do edifício Triângulo. Fonte: Internet

Imagem do edifício Triângulo. Fonte: Internet

O edifício e galeria Califórnia situado em um centro de quadra que interliga as ruas Barão de Itapetininga e Dom José de Barros, tem fachadas para as duas ruas, e por isso seu projeto obedeceu às diferentes demandas para esses dois endereços. Em seu interior, há um pátio para onde estão voltadas as quatro alas de escritórios, com extensos e amplos corredores e que utilizam seis elevadores. As duas fachadas do edifício contam com pilares em “V”, marca de Niemeyer e que se tornaria moda na década de 1950. O Califórnia possui também um mural de mosaico em sua galeria com cerca de 250 m² assinado por Portinari.

Fachada do edifício e galeria Califórnia. Crédito: Dornicke (2008)

Fachada do edifício e galeria Califórnia. Crédito: Dornicke (2008)

A cidade de Niterói (RJ) receberá o último projeto de edifício comercial realizado por Oscar Niemeyer. A edificação será integrada com um conjunto arquitetônico de edifícios também assinados pelo arquiteto e que leva o seu nome. Serão duas torres de 28 andares com unidades comerciais e hoteleiras, além de lajes corporativas, a beira da Baía da Guanabara.

O empreendimento Oscar Niemeyer Monumental, uma parceria entre as construtoras PDG e Latini Bertoletti  e vendas da Brasil Brokers, integra o processo de revitalização do centro da cidade de Niterói (RJ)

Imagem com perspectiva do último projeto desenhado pelo arquiteto. O empreendimento Oscar Niemeyer Monumental é uma parceria entre as construtoras PDG e Latini Bertoletti e as vendas são da Brasil Brokers.

Em dicas para o lar
, , ,

Comentário: Nenhum comentário

Deixe seu recado