Escolha a Cidade:

Voltar para home.
Postado por <brasilbrokersoficial>
10 mar

As previsões indicam que dentro de 16 anos a Terra será habitada por uma população de oito bilhões de pessoas. Desse total, dois terços morarão em cidades. Frente a esse cenário, problemas urbanos como o trânsito irão enfrentar grande piora. Para ter uma melhor perspectiva desses dilemas futuros, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) reuniu seis times multidisciplinares de pesquisadores, incluindo muitos arquitetos, com o objetivo de elaborar ideias que visem melhorar a qualidade de vida dos moradores das seis cidades que mais crescem no mundo: Nova York (EUA), Rio de Janeiro (Brasil), Mumbai (Índia), Lagos (Nigéria), Hong Kong (China) e Istambul (Turquia).

Batizado de Uneven Growth, o projeto gerou uma pesquisa intensa sobre intervenções e soluções urbanas sustentáveis e inteligentes espalhadas pelo mundo. As propostas exploram o conceito de urbanismo tático: ações estratégicas improvisadas e baratas que visam gerar a transformação dos centros urbanos, à margem dos poderes oficiais.

No caso do Rio, os arquitetos pensaram num conjunto de soluções inspiradas nos populares “puxadinhos”. Chamado de “Varanda Products”, o pacote oferece módulos feitos com material ecológico e que permitem a fácil expansão de edifícios.

Dentre as soluções idealizadas está “Pantographic Varanda”, uma sacada modular que poderia ser ajustada a qualquer janela, e o “The Papaya Water Funnel”, uma espécie de guarda-chuva invertido que capta a água da chuva e a guarda (filtrada) na caixa d’água.

Crédito: © Dean Northcott/Image Source/Corbis

Vista aérea do Rio de Janeiro. Crédito: © Dean Northcott/Image Source/Corbis

Em dicas para o lar
, , , ,

Comentário: Nenhum comentário

Deixe seu recado