Escolha a Cidade:

Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
19 dez

Declarar imóvel no imposto de renda é uma das tarefas que os brasileiros têm na hora de prestar contas à Receita Federal. O problema é que muita gente ainda não sabe incluir esse tipo de bem no formulário e acaba correndo o risco de cair nas “garras do leão”. Por isso, para quem comprou imóvel esse ano não pode esquecer de fazer a declaração no próximo ano. Separamos algumas dicas para a declaração correta do seu imóvel. Confira!

Comprei um imóvel à vista. Como eu declaro?

No quadro “Bens e Direitos”, você deve incluir um item referente a este imóvel, com toda a descrição do bem adquirido, deixando o valor zerado na coluna e não deixe de informar o valor total pago pelo imóvel. Vale ressaltar que todas as informações devem ser preenchidas  e detalhadas.

 

Não terminei de pagar meu imóvel. Como faço?

Nessa hipótese de ter financiado um imóvel, você deve informar na sua declaração de renda, na opção “bens de direito’’ o novo imóvel, e atente-se para informar o total de pagamentos realizados em 2017, considerando a entrada, incluindo todas as prestações pagas do financiamento inclusive com o FGTS. Lembrando que cada declarante deve adicionar cada ano os valores pagos das suas prestações.

 

Como declarar o imóvel que comprei de outra pessoa?

É necessário em sua declaração e do terceiro informar a declaração do bem e os valores efetivamente pagos por quem adquiriu o imóvel. Ao somar a declaração de cada um deles, o total deve ser igual ao total pago pela compra do imóvel. Ou seja, cada um informa em sua declaração aquilo que efetivamente foi pago por ele em cada ano.

Meu imóvel já foi quitado. É preciso declarar?

Todo imóvel que tem valor superior a R$3000 mil é necessário ser declarado. Lembrando que se você tiver outros imóveis isso também é uma obrigatoriedade, o que vale lembrar é que não é o valor de mercado, e sim o valor efetivamente pago pelo bem.

Meu imóvel valorizou. Posso atualizar esse valor?

A valorização de mercado do imóvel não muda o valor de custo histórico do bem que deve estar na declaração. O valor do imóvel só é alterado caso sejam feitas benfeitorias.

Depois dessas dicas, vale lembrar que a declaração deve ser feita e é obrigatória, deixe tudo organizado (documentos) para que na época da declaração tudo seja feito no tempo certo, e não deixe a declaração para cima da hora, por isso, atente-se ao calendário!

Abaixo, separamos um calendário para melhor orientação.

 

Em dicas para o lar
, ,

Comentário: Nenhum comentário

Deixe seu recado