Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
23 jul

Como planejar uma reforma: 7 dicas para antes, durante e depois da construção

Antes de dar um up no visual de casa, é necessário fazer um planejamento e avaliar todas as possibilidades, evitando dores de cabeça no futuro

Ideias para reforma de casas podem surgir a qualquer instante, certo? Entretanto, muitas pessoas têm receio de iniciar uma nova obra e causar um transtorno na rotina de casa, afinal, todo o processo pode gerar uma grande bagunça. Além disso, também é preciso pensar na grana que será investida em cada etapa do projeto.

Para te ajudar a definir as suas prioridades e evitar problemas a longo prazo, a Brasil Brokers separou sete dicas de como planejar uma reforma residencial. Confira e entenda o que você pode fazer antes, durante e depois das construções.

Planeje a reforma da sua casa com a ajuda das nossas dicas

 

Como planejar uma reforma: antes de começar

1. Defina seus objetivos

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas é sempre bom ressaltar a importância de definir o que realmente você quer fazer na sua reforma. Sente com a família e responda algumas perguntas: o que vai ser transformado? Vai ser uma transformação na casa inteira ou em apenas em alguns ambientes? Também é importante avaliar se os projetos serão feitos por necessidade ou estética.

2. Conte com a ajuda de profissionais

Para fazer o melhor serviço na casa, você vai precisar entrar em contato com ótimos profissionais. Arquitetos sempre dão uma segurança e beleza a mais à reforma. Outra dica é escolher pedreiros experientes e que realmente consigam entregar aquilo que você procura. Fique atento também à possibilidade de contratar uma pessoa apenas para cuidar da parte hidráulica e elétrica.

3. Desenhe uma planta do imóvel

Um benefício para reforma de casas é a planta desenhada por um arquiteto. Esse tipo de documento consegue trazer informações que são essenciais para todos os tipos de construções: materiais que serão utilizados em cada etapa, partes aparentes, instalações elétricas e hidráulicas e outros itens que são essenciais para o conforto e a segurança das pessoas que moram na casa.

Planejar a reforma da sua casa é fundamental

Durante a reforma

4 – Guarde tudo

Se você quer que seus itens mais importantes não fiquem danificados em razão da poeira levantada na reforma, guarde tudo com muito cuidado. Vale encapar os móveis com plástico e usar caixas para guardar livros, roupas e outros objetos pessoais. Caso não tenha espaço, considere recorrer a um self-storage: um local onde você conta com espaços organizados para guardar tudo que precisa.

5. Avalie a rotina do lar

Com o espaço ocupado e cheio de entulhos, a locomoção em casa pode ficar prejudicada, não é? Informe toda a equipe que está trabalhando no projeto sobre as tarefas cotidianas do lar e veja qual é a maneira de não atrapalhar a rotina de ambas as partes. Além das prioridades da casa, defina horários e dias exatos para realizar cada etapa da reforma.

6. Evite quebra-quebra

Quem já trocou os pisos de uma casa sabe que essa é uma das atividades mais complicadas durante a reforma. Por isso, evite descer a marreta em tudo que deseja transformar. Caso precise realizar grandes mudanças como essa, não faça em vários cômodos de uma vez, divida por passos e monte um cronograma. Além disso, não se esqueça de cobrir portas e demais frestas.

Seja organizado durante a reforma de sua casa

E depois da reforma…?

7. Faça uma limpeza pós-obra

Depois do pequeno tumulto, é importante fazer uma faxina diferenciada da que é feita no dia a dia. Considere contratar pessoas especializadas para esse serviço ou fazê-lo você mesmo, mas é importante retirar todo o excesso de poeira, resquícios de cimento e tintas, além de outros materiais que foram utilizados na reforma.

Para conservar cada parte, é recomendado utilizar um removedor de cera protetora, solventes de tintas, pano com álcool para partes macias e muita água e sabão nos pisos. Nunca utilize produtos que contenham ácido para limpar revestimentos em cerâmica, isso pode causar danos irreversíveis no objeto.

Fazer uma limpeza em sua casa após a obra é fundamental

Além dessas dicas de como planejar uma reforma, encontre mais dicas para a sua casa no blog da Brasil Brokers! Há uma série de posts com dicas de decoração para te ajudar em diferentes tipos de tarefas. Aproveite e deixe o lar mais confortável para você e sua família!

Comentário: Nenhum comentário