Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
17 set

Como se organizar para morar sozinho

Planejar todas as etapas antes de sair da casa dos pais é essencial para que o sonho de morar sozinho não vire um pesadelo

 

 

morando sozinho

 

 

Apesar de não parecer, ir morar sozinho pode ser mais simples do que você imagina. Com um pouco de organização e planejamento, é possível se mudar para a casa ou apartamento que sempre sonhou, mesmo com pouca grana e sem se enrolar com as dívidas. Além disso, morar sozinho é uma conquista que traz uma série de benefícios: você cria uma rotina só sua, amadurece e coloca diversos projetos de vida em prática.

A decisão de ir morar sozinho pode aparecer a qualquer instante, certo? Por isso, o blog da Brasil Brokers separou algumas dicas que você pode seguir durante esse grande passo na sua vida. Se este é um dos seus objetivos para o futuro, confira como se organizar para morar sozinho a seguir.

 

 

 

jovem morando sozinho

 

 

Como morar sozinho com pouco dinheiro

Avalie suas dívidas

Antes de mais nada, é de extrema importância colocar as dívidas pendentes em uma planilha organizada por prioridades. É muito comum as pessoas ficarem endividadas com contas de telefone, cartão de crédito e gastos com roupas e calçados. Por isso, antes de tomar essa decisão tão importante, analise suas finanças e tente quitar todas as dívidas antes da mudança.

 

 

 

casa moderna e economica

 

 

Junte dinheiro

Depois de ficar com o bolso mais leve, é preciso deixar  alguns gastos supérfluos de lado – afinal de contas, morar com os pais é bem mais barato. Guarde dinheiro para cobrir imprevistos e, ainda, comprar eletrodomésticos e móveis confortáveis para a casa nova.

 

 

Encontre o aluguel que cabe no bolso

Além de escolher um imóvel com as melhores características, como localização e prédio, você também precisa ficar atento ao valor do aluguel. Defina prioridades e, se possível, alugue um lar menor para se enquadrar com o preço que você pode pagar. Faça pesquisas na internet e somente visite aquela casa ou apartamento que realmente se encaixa nas suas necessidades.

 

 

Liste os gastos fixos

 

Para não cair em dívidas (novamente), as despesas fixas não podem ultrapassar 50% da sua renda líquida – entre eles: aluguel, condomínio, gás, água e eletricidade. Com 30%, você pode realizar gastos supérfluos, como idas ao salão, compras e outras atividades que deixam a vida mais leve. Já os 20% restantes podem ser usados nos seus investimentos. Assim, você organiza o orçamento de maneira leve, simples e eficiente.

 

 

Como se planejar para morar sozinho: outras dicas importantes

 

 

 

mulher cozinhando em casa sozinha.

 

 

Como morar sozinho com práticas simples no dia a dia e sem precisar ligar para os pais sempre que acontecer algum perrengue?

 

– Cuide da decoração. Deixe a sua nova casinha com a sua cara, fácil de organizar e com as suas cores favoritas. Quadros e porta-retratos também deixam o lar com a sua personalidade.

-Compre móveis usados. Há ótimas opções no mercado, sendo algumas quase novas e até estilosas, com um toque vintage.

-Aprenda a cozinhar. Ao invés de optar por fast foods e alimentos congelados, aprenda a fazer uma alimentação saudável e balanceada.

-Não compre tudo de uma vez. Primeiro, compre a cama, mesa, pratos e copos, panelas e iluminação. Os sofás, armários e objetos de decoração podem ser comprados depois.

-Não espere mordomias. Morar longe dos pais não é fácil, por isso, tenha paciência em cada problema e improvise quando necessário.

Aproveite muito essa nova fase. Morar só com você é uma experiência marcante e repleta de desafios. Cuide de si mesmo e aproveite a liberdade para chamar amigos e visitas queridas, passar a noite vendo filmes e, é claro, se aventurando com coisas que nunca fez sozinho.

Agora que você já sabe como se organizar para morar sozinho, aproveite para conhecer as oportunidades que a Brasil Brokers tem para te oferecer. Encontre imóveis em todo o Brasil para sair da casa dos pais e dar um grande passo na vida. Será um prazer te ajudar a realizar esse sonho.

 

 

 

 

pessoa morando sozinho

Comentário: Nenhum comentário