Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
05 jun

6 dicas para planejar o espaço da sua casa

O sonho de ter um lar perfeito é muito comum entre as pessoas. O que muitos esquecem é que existem algumas etapas para chegar a um bom resultado. Fazer um bom planejamento de casa é importantíssimo para saber qual é a melhor forma de aproveitar o espaço que o imóvel oferece. Independentemente do tamanho, é possível organizar todos os cômodos da melhor forma possível para você e sua família.

planejamento da casa

O planejamento de casa requer uma ajuda profissional. Tudo começa pela escolha de um bom arquiteto. É ele que poderá dar um norte melhor, ou seja, lhe dirá por onde é melhor começar e de que forma. Mas é preciso já ter em mente mais ou menos o que você pensa para a sua moradia. Pensando nisso, a Brasil Brokers separou algumas dicas para você saber como planejar o espaço da sua casa.

1. Não se prenda somente à planta

A planta é indispensável, mas tente pensar também na disposição dos móveis em determinados ambientes. Pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Tanto um cômodo grande como um pequeno podem ser aproveitados de uma forma melhor quando mobiliados da maneira correta. Antes de fazer a compra dos móveis, faça um esboço do local com os objetos que você pensa em adquirir, com as dimensões reais. Assim, você já consegue ter uma noção maior de como ficará depois de pronto.

Os móveis planejados também são uma boa saída para aproveitar o espaço da melhor maneira, principalmente se o cômodo for pequeno. Isso valorizará ainda mais o local.

Dicas para planejar o espaço da sua casa

2. Gaste menos com as tubulações hidráulicas

As tubulações hidráulicas requerem uma grande mão de obra e envolvem um custo significativo na obra. Planeje para deixar as áreas que precisam desse tipo de instalação (cozinha, lavanderia, banheiro, entre outras) próximas umas das outras. Dessa maneira, o mapa de tubulação ficará menor; consequentemente, mais barato para você.

Quando essas áreas estiverem posicionadas estrategicamente, vale a pena também colocar a caixa d’água próxima a elas. Isso reduzirá a pressão na tubulação e trará ainda mais economia para você.

3. A ventilação é muito importante

Um outro ponto de grande valor a se pensar é a questão da boa ventilação para todos os cômodos da casa. Um ambiente abafado dentro do nosso lar é algo que incomoda a qualquer um. Para isso não acontecer, vale fazer algumas considerações. As portas e janelas podem ser melhores posicionadas para contribuírem com a ventilação. Elas devem ser colocadas em paredes opostas, obedecendo a orientação dos ventos naquela determinada região. Procure se informar com um profissional a respeito disso e garanta lugares bem ventilados para o seu conforto.

4. Tenha clara a finalidade de cada cômodo

Planejar qual será a finalidade de cada cômodo da casa é essencial para não perder um espaço importante. Pergunte para si mesmo de que forma aquele ambiente será mais usado. Depois que isso for definido, comece a pensar que tipo de móvel caberá melhor ali para aproveitar bem o local. Não faça nada de forma precipitada para não se arrepender no futuro.

Dicas para planejar o espaço da sua casa 2

5. Opte por móveis com múltiplas funções

Em caso de casas menores, os móveis que possuem múltiplas funções são ideais. Apostando neles, você consegue ainda mais espaço sem precisar abrir mão de algum objeto essencial dentro de casa. Existem as camas box com baú embaixo, no qual é possível guardar diversos tipos de coisas, além das prateleiras, que também podem ser bem úteis nesses casos. Basta pesquisar qual é a sua necessidade e identificar o melhor móvel para você.

6. Móveis: nem todos são indispensáveis

Faça uma análise dos móveis que realmente são indispensáveis para o espaço da sua casa. Pense em todos os cômodos e comece a abrir mão de alguns objetos que não têm tanta importância ou podem ser substituídos por outros que contribuam melhor para aquele ambiente. Lembre-se: nem todos são indispensáveis.

É preciso dar atenção ao planejamento de casa, principalmente quando o assunto é espaço. Com essas dicas e com a sua observação, o resultado do projeto do seu lar será o melhor possível. A moradia tem que trazer paz, tranquilidade e conforto ao dono, por isso, é sempre necessário tratar o planejamento com muita seriedade.

Comentário: Nenhum comentário