Voltar para home.
Postado por <brasilbrokers>
08 maio

Iluminação natural: dicas para utilizar em casa

A presença da luz do sol aquece nossos dias e traz novos ares para dentro de casa. Com a iluminação natural, é possível deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes para toda a família

Que o sol é uma importante fonte de vitamina D, já não é mais segredo para ninguém. Ele aumenta os níveis de cálcio e ajuda a prevenir doenças, como a osteoporose. Ao usar truques de iluminação natural, é possível aliar esses benefícios com uma bela decoração.
Confira algumas dicas que separamos para você utilizar em casa!

Janelas grandes

Um dos principais meios de iluminar a casa, é utilizar janelas grandes. Você pode optar por modelos que vão do chão ao teto – eles dão um charme especial e deixam o ambiente bastante iluminado. Outra dica é deixar as janelas abertas durante o dia, para que sua casa fique ventilada e livre dos ácaros.

iluminação natural com janelas grandes

Apare um pouco a vegetação

Se perto das janelas e portas encontram-se muitos arbustos, é recomendado que alguns galhos sejam aparados. Com isso, você consegue trazer mais da iluminação que antes estava sendo bloqueada pelas folhas. Além de ganhar um pouco mais de luz, você também protege sua casa de possíveis troncos que venham a cair durante uma tempestade, por exemplo.

iluminação natural com vegetação

Espelhos

Os espelhos possuem muitas utilidades e são grandes aliados na decoração. Eles podem ser usados para dar a sensação visual de que os cômodos são maiores e também como um truque de iluminação. Se colocados de forma estratégica, como de frente para portas e janelas, eles refletem ainda mais luz. Você também pode apostar em belas molduras com madeiras trabalhadas.

iluminação natural com espelhos

Jardins de inverno

Um jardim interno, além de bonito e elegante, é também uma maneira de trazer luz natural e de ter mais contato com suas plantinhas favoritas. Nos jardins de inverno, você pode colocar flores coloridas e chamativas – elas vão deixar o visual do ambiente ainda mais agradável.

Iluminação natural com jardim de inverno

(reprodução Pinterest)

Iluminação zenital

A iluminação zenital é uma técnica bastante utilizada por arquitetos que pretendem trazer mais luz ao cômodo. Ela pode ser utilizada diretamente no teto, as claraboias, ou nas laterais dele. Além de utilizar os benefícios da luz do sol, você também consegue fazer economia na conta de energia.

Iluminação Zenital

Cores

As cores fazem muita diferença na composição de um cômodo. Por isso, não utilize tons escuros nos ambientes em que você quer mais iluminação. Opte por cores neutras, que refletem mais luz, como o branco, amarelo ou creme. Vale também trazer essas cores nas roupas de cama, como nas almofadas e no edredom.

iluminação natural com cores

Posicione bem os móveis

Para ter uma boa iluminação, é necessário que os móveis estejam bem posicionados. Evite bloquear as entradas de luz com móveis muito grandes ou pesados. Opte por uma mobília de sua preferência e pense bem antes de posicionar cada item em seu devido lugar.

iluminação natural com móveis

Comentário: Nenhum comentário