Procurar imóveis no Brasil pode ser um desafio e tanto, certo? Antes de escolher o “lar, doce lar” ou o espaço comercial, é essencial conhecer quais são os tipos de imóveis que melhor se encaixam diante das suas necessidades. Há diversos bens no Brasil, e um deles com certeza tem a sua cara, pensados a fim de levar o máximo de conforto e versatilidade em uma série de tarefas. Conheça!
Tipos de casas residenciais
1. Casa geminada
A casa geminada consiste em duas propriedades ligadas uma à outra que dividem igualmente o espaço do terreno: a mesma estrutura visual, número de cômodos e o mesmo telhado.
2. Sobrado
Bastante comum em condomínios, o sobrado é toda e qualquer casa com dois ou mais andares.
3. Bangalô
Muito comum em praias da América do Norte, os bangalôs são casas térreas que costumam ser grandes e com uma ou mais varandas.
4. Mansão
As mansões são propriedades de alto luxo, com diversos cômodos e outras funções habitacionais que podem ser muito além daquilo que o morador precisa.
5. Edícula
Esse tipo de imóvel costuma ficar localizado no fundo de um terreno. Geralmente, as edículas são pequenas, com apenas um dormitório, sala, banheiro, cozinha e, ainda, uma garagem e lavanderia.
6. Loft
Bastante inovador, o loft é uma construção dos anos 70 que aparece em casas e apartamentos sem divisória entre os cômodos, nem divisões verticais ou horizontais entre os espaços.
Tipos de apartamentos
7. Apartamento padrão
Bastante comum em todo o Brasil, o apartamento possui uma planta bem definida e várias divisões internas com o número de cômodos ideais para famílias grandes ou pequenas.
8. Cobertura
De alto padrão, a cobertura é um tipo de apartamento localizado no topo do prédio que pode ter espaços de lazer ao ar livre e até piscina.
9. Garden
Também conhecido como Giardino, o apartamento fica localizado no térreo e costuma ser de alto padrão, já que pode ter churrasqueira, forno à lenha e piscina com área arborizada.
10. Kitnet
Bastante acessíveis, as kitnets são apartamentos pequenos com metragem de até 50 m² e um cômodo que integra quarto e cozinha.
11. Flat
Também conhecido como apart-hotel, o flat é caracterizado por oferecer serviços de hotelaria: limpeza, alimentação e refeitório.
12. Studio
Assim como no soft, os studios não possuem muitas divisórias. Nos modelos mobiliados, a decoração costuma ser bastante arrojada e moderna, inspirada nos galpões comerciais e industriais.
13. Duplex ou Triplex
Quando um apartamento tem dois andares, ele é chamado de duplex. Já com três andares, ele se chama triplex. Além de espaçoso, este apartamento sofisticado costuma ter escada ou algum tipo de ligação interna.
Tipos de imóveis comerciais
14. Lojas
As lojas são bastante populares em diversos tipos de comércio, podendo estar localizadas em ruas, shoppings e galerias. Elas costumam apresentar espaço para mercadorias e funcionários.
15. Salas
Muito comum em edifícios comerciais dos mais variados ramos, as salas são imóveis com estrutura simples ou sofisticada e com banheiro. O ambiente pode ser utilizado como escritório, consultório ou ponto de venda.
16. Galpão
São edifícios comerciais simples e grandes, destinados para armazenar mercadorias de todos os tipos. O galpão é caracterizado por ficar em locais de fácil acesso, em áreas mais afastadas da cidade.
Cada uma dessas nomenclaturas é destinada para um público específico. Por isso, é necessário conhecer com o corretor ou a imobiliária os mais variados tipos de imóveis, levando sempre em conta a opção que melhor combina com as suas necessidades. Assim, você mora em um local que sempre sonhou e com total conforto.