Se você está considerando investir em uma propriedade mas não sabe como comprar um imóvel de uma forma que atenda às suas possibilidades e às suas necessidades, confira nossas dicas e saiba mais sobre o assunto.
Comprar imóvel à vista
O melhor dos mundos em termos financeiros, comprar um imóvel à vista exige paciência e dedicação. Em contrapartida, é a forma menos custosa de adquirir um imóvel. Quando falamos em comprar imóvel à vista, estamos nos referindo a situação em que, seja aplicando em uma poupança ou realizando investimentos, você tenha juntado o montante necessário para adquirir sua casa e fazer o pagamento de forma concentrada em uma única parcela.
O desafio de comprar um imóvel à vista está no comprometimento anterior e duradouro que você deve possuir em se organizar para salvar uma quantidade mensal de dinheiro. E o problema de realizar dessa forma o sonho da casa própria está na possibilidade de demora: são muitos anos economizando para, finalmente, alcançar o valor. Contudo, utilizando desta opção, você não arca com custos de juros e correção monetária dos financiamentos, muito menos com multas por falta de pagamento.
Adquirir imóvel na planta
Na dúvida de como comprar o primeiro imóvel, saiba que adquirir na planta pode ser uma boa saída para quem está iniciando a vida e quer um lugar para morar. Também é ideal para quem possui disponibilidade de esperar alguns poucos anos para entrar na residência. Além de tudo, o consórcio pode ser uma boa forma de investimento, para valorizar o seu dinheiro.
Normalmente, os empreendimentos são lançados e as unidades são vendidas por preços consideravelmente inferiores do que quando o prédio já está pronto, visto que, nesse último caso, há uma valorização dos imóveis. Em termos de finanças, comprar uma propriedade que vai valorizar é uma opção inteligente.
Além disso, é uma forma confortável de aquisição de imóvel pois você pode economizar o valor da entrada e depois aderir à um financiamento, diluindo as parcelas até a entrada no imóvel, por exemplo.
Afinal, quem não gostaria de pegar um apartamento pelo primeira vez e deixar, desde de o ínicio, com a sua cara?
Comprar imóvel com financiamento pelo Sistema Habitacional Financeiro (SFH) e pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
O SFH e o SFI são chamados de sistemas porque ambos são regramentos, estabelecidos por lei, para determinar quais regras as instituições financeiras devem seguir quando estiverem prestando o serviço de financiamento de créditos.
O que vai diferenciar, essencialmente, o SFH do SFI é o tipo de imóvel e condições específicas do pretendente à compra da propriedade. O SFH, de início, era destinado à auxiliar pessoas com baixa renda a comprar a casa própria. Assim, suas taxas são inferiores, bem como o limite de valor de avaliação do imóvel. Por sua vez, o SFI atende à uma parcela do mercado que faz grandes investimentos, até mesmo, com imóveis considerados de luxo pelo alto valor.
FGTS para comprar casa própria
Poucas pessoas sabem, mas uma das hipóteses autorizadas para saque do FGTS é para aquisição de um imóvel, em seu nome. Com essa ajudinha, é possível comprar a casa própria usando esse fundo ou, ao menos, ter uma boa parcela do valor para usar de entrada. Confira nossas dicas e saiba como usar o FGTS para comprar imóveis.
Consórcio de imóveis
Oferecido por diversas instituições financeiras, para quem está se questionando sobre como comprar a casa própria, essa pode ser uma opção bacana. O interessante do consórcio é contar com diversas opções e condições, conforme a entidade realizadora do processo.
O consórcio nada mais é do que a reunião de um grupo de pessoas que, contratualmente, se compromete a pagar um valor mensal por um tempo determinado. Por sorteio, a cada mês, um número de pessoas é contemplado para ter o crédito que precisa disponível.
Essa forma de comprar um imóvel pode ser interessante para quem não possui uma boa habilidade para se organizar ou planejar. Tendo em vista que é firmado um compromisso, você já sabe que vai destinar uma quantia mensal e, para quem não possui comprometimento com economizar, pode ser a saída para conseguir comprar a casa própria.
Essa forma de financiamento de crédito não recebe a incidência de juros e, por isso, é economicamente vantajosa. Contudo, há sim a inclusão de taxas de administração do grupo que fazem com que o consórcio tenha seus custos e, no final das contas, faça com que você pague um valor maior do que o montante recebido.
Vale destacar que há uma aleatoriedade no consórcio pois, até o final do prazo estabelecido, você poderá ser contemplado logo no início do processo ou no final. Por isso, se você possui urgência em comprar um imóvel, essa pode não ser a melhor opção.
A compra da casa própria fica mais simples com as nossas dicas: confira!
Escolher como comprar um imóvel é uma decisão muito importante. Não deixe de estudar as suas opções e entender as suas possibilidades antes de se decidir por um consórcio ou um financiamento. Avalie as oportunidades e fique mais próximo de realizar o sonho de comprar a casa própria.