Conheça os 4 passos para realizar o sonho da casa própria e fique mais perto dessa conquista pessoal!
1. Planejamento financeiro
O primeiro passo – e, talvez, mais o importante – para quem deseja realizar o sonho da casa própria é ter um bom planejamento financeiro. A palavra de ordem para a estabilidade financeira é “organização”.
Da mesma forma que há uma rotina de organização em sua casa – uma ordem certa e um local específico para guardar as coisas –, assim também deve ser com os recursos financeiros.
É necessário estabelecer uma organização: saber exatamente o valor total de ativos e passivos mensais. Sabe aquela coisa de colocar tudo na ponta do lápis? Pois é! Parece óbvio, mas é essencial, e muitas pessoas cometem o erro de deixar de lado essa parte do planejamento financeiro.
Assim, antes de decidir quanto você vai guardar ou investir para comprar a casa própria, em primeiro lugar entenda, em detalhes, a sua situação financeira: gastos fixos, gastos dispensáveis, possíveis formas de rendimento, renda total da família etc.
O importante é compreender que, com organização, é possível fazer uma viagem, comprar um móvel novo e, mesmo assim, continuar investindo no seu sonho da casa própria. Por isso é tão importante conhecer os seus rendimentos e entender as suas necessidades, para que esse processo não seja de privação, mas de realização!
2. Estabeleça uma meta concreta
A partir do momento em que você entendeu a organização do seus rendimentos e para onde é necessário destinar uma quantia maior ou menor, agora é preciso estabelecer uma meta: um compromisso.
Especialmente para quem decide aplicar dinheiro em algum fundo de investimento e não tem a obrigação de separar mensalmente a mesma quantia, pode ser que, dessa forma, seja mais difícil ter um bom controle.
É melhor destinar uma quantia certa todos os meses e ter a garantia de estar dentro do seu planejamento, podendo fazer uma boa projeção sobre o investimento na casa própria, do que colocar uma grande quantia em um mês e, depois, passar alguns meses sem aplicar nada para a realização do seu sonho.
Colocar uma meta é uma forma prática e certa de ter controle sobre suas finanças e exercer uma boa responsabilidade financeira.
3. Estude as formas de pagamento
Agora que você já tem condições de definir quanto você pode despender mensalmente para a realização do sonho de comprar a casa própria, chegou a hora de escolher a melhor forma de pagamento para adquirir um imóvel.
Os financiamentos são uma opção para quem quer, desde já, morar na sua casa própria. Com um contrato de alienação fiduciária é possível agilizar o processo da compra. Em contrapartida, há uma vinculação com a instituição bancária e você precisa ficar atento ao valor das parcelas que assumir, para que isso não prejudique seu bem-estar.
Também há a opção ir guardando o valor aos poucos, depositando mensalmente em uma poupança ou fundo de investimento. Com isso, você evita o pagamento de juros para aquisição de crédito, mas, em contrapartida, precisa de responsabilidade para seguir com os depósitos, por se tratar de um compromisso exclusivamente com você.
O importante é pesquisar e entender o que mais combina com seu perfil, e em qual momento você quer fechar negócio e entrar na sua casa própria. Por exemplo, você sabia que pode contar com a opção de sacar o seu saldo de fundo de garantia do trabalhador para realizar o sonho de ter uma casa em seu nome? Confira nossas dicas sobre como usar FGTS para comprar imóveis e aproveite, também, essa possibilidade.
4. Fique atento às mudanças econômicas
Fazer um planejamento pessoal é muito importante. Ter condição de determinar quanto você vai economizar por mês para destinar à compra de um imóvel ou quanto você está disposto a pagar na parcela de um investimento são dados muito importantes.
Entretanto, é preciso saber que há variáveis na compra de uma casa que não dependem do seu planejamento e organização, mas que, mesmo assim, podem afetar diretamente o seu negócio.
Estamos falando das condições de mercado e do momento econômico do país. Fazer o dever de casa e determinar como e quanto irá despender no investimento do imóvel são escolhas individuais, contudo, você pode se deparar com uma situação econômica que altere as próprias condições de uma compra e venda.
Por exemplo, as condições de financiamento, propostas pelos bancos, estão diretamente ligadas ao momento econômico que vive o país e às políticas econômicas determinadas pelo governo. Assim, é preciso ficar antenado para saber a melhor hora de investir em uma alienação fiduciária para ter o crédito que você precisa para comprar a casa dos sonhos.
Um ponto a avaliar é que se você começar a se organizar e iniciar, com responsabilidade, um bom planejamento financeiro, quando o mercado apresentar boas condições de negócio, você estará pronto para aproveitar das boas oportunidades. Inclusive, com o poder de barganha.
O próprio mercado imobiliário tem os seus momentos. Fora isso, também existe aquela situação de encontrar o imóvel que é totalmente compatível com o que você precisa – e quer! – e ter a condição de fazer uma boa proposta.
Fique atento às notícias e leia muito sobre o tema: assim você terá melhores chances de fechar um negócio vantajoso e que irá proporcionar grande satisfação.
Realizar o sonho da casa própria: conte com o auxílio da Brasil Brokers
Com mais de uma década atuando no mercado imobiliário em todo o país, a Brasil Brokers possui vasta experiência no setor e pode ajudar você a encontrar o imóvel que deseja com as condições que precisa. Conte com as dicas de quem tem tradição em encontrar as melhores soluções em negócios no ramo imobiliário. Aproveite as informações e comece o seu planejamento para conquistar o seu sonho da casa própria!
Confira nossos conteúdos e saiba como comprar um imóvel de forma mais segura e tranquila. Prepare-se e realize o seu sonho!