Você provavelmente já ouviu falar que ‘’a moda volta’’. O design de interiores não fugiu à essa regra. Muitas tendências de decoração atuais são inspiradas em épocas passadas, como a decoração vintage e retrô que voltaram com tudo e estão em alta!
Já reparou que muitas coisas que foram moda nas décadas passadas estão retornando? A grande diferença é a releitura que está sendo feita dessas peças para combinar o antigo com o novo. A decoração é um forte exemplo desse resgate ao passado.
Vários itens que só víamos na casa dos avós, estão retornando com tudo para deixar a decoração mais afetiva e charmosa.
Conheça agora algumas tendências do tempo dos nossos avós que estão na moda na decoração!
Decoração Industrial
A decoração industrial ganhou o mundo entre os anos de 1950 e 1970. Ela traz algumas características das fábricas de manufaturas para dentro de casa. Alguns tipos de imóveis são bastante adeptos desse estilo. Entre eles os lofts e studios, muito comuns nas grandes metrópoles.
A decoração é simbolizada pelos acabamentos metalizados e pela valorização de elementos estruturais. Dessa forma, vigas, tubulações e colunas podem ficar expostas sem nenhum dano à decoração. Muito pelo contrário, a verdadeira essência do estilo industrial está nessa exposição.
Caso você não queira ousar muito, é possível inserir apenas alguns detalhes dessa decoração no seu cômodo. Garantimos que o resultado será um espaço moderno e funcional! Outro atrativo da decoração industrial é o preço. Nem sempre é necessário realizar grandes reformas. Com apenas alguns móveis já é possível deixar o ambiente com esse estilo.
Uma dica é investir em bancos de metal, mesas apoiadas em cavaletes e acessórios de latão. Explore também alguns itens mais contemporâneos e de pegada modernista para dar aquele toque industrial na sua casa.
Estampas Vibrantes
Cores, cores e mais cores! As estampas vibrantes muito exploradas na década de 70 voltaram com tudo também! Elas fazem parte de um estilo mais tropical e deixam qualquer ambiente mais convidativo e energético. Além disso, esses tons mais vibrantes simbolizam a era da celebração da personalidade. Ou seja, chega de ‘’menos é mais’’!
Nesse sentido, é importante ressaltar que nem todo mundo gosta de ambientes cheios de tons variados e coloridos. Logo, é interessante ter uma base neutra e adicionar pontos de cor com objetos decorativos, seja um sofá ou uma estante diferente.
O mais legal de usar cores vibrantes na decoração é a possibilidade de explorar todos os cômodos da casa. É isso mesmo. No banheiro, por exemplo, é possível inserir objetos de cores mais fortes como tapetinhos, toalhas de rosto e puxadores de armários.
Na sala, os tapetes e cortinas coloridos podem ser uma ótima opção para dar mais vida ao cômodo. Ah, e não é só na parede que as cores vibrantes pode aparecer. Você pode explorar portas, por exemplo. Nada mais charmoso o que um porta colorida, não é? É quase um convite para entrar.
Cortininhas na pia
As cortininhas na pia são a prova de que a moda realmente é cíclica. Esse conjunto relembra a casa dos nossos avós que usavam essa técnica para esconder as louças.
Atualmente, explorar esse recurso é uma forte tendência de decoração. A simplicidade e preço baixo são os grandes atrativos para incluir na cozinha.
E vamos ser sinceros… fica um charme!
Os banheiros também são ótimos cômodos para inserir as cortinas. Elas são práticas e integram a lista de decoração barata. Nesse sentido, basta apenas instalar o suporte e colocar o item e ir trocando a medida que for mudando a sua decoração. Simples e prático, não é?
Veludo
Você provavelmente já olhou para um móvel de veludo com desconfiança. Isso é normal, pode acreditar! Por muito tempo, o veludo foi considerado algo muito antiquado e fora de moda. Porém, recentemente o material voltou com tudo e virou uma forte tendência para a decoração.
O veludo representa sofisticação e requinte. Não é à toa que o tecido é usado na Europa há muitos séculos, desde os tempos das monarquias que ostentavam móveis e castelos exuberantes. Por isso, raramente associamos o tecido a uma decoração mais despojada e descontraída, não é?
A boa notícia é que através de composições e releituras, é possível dar mais versatilidade ao veludo. Isso porque o material pode ser natural ou sintético. Além disso, o tecido possui uma um lado liso e outro peludo, ou seja, é um verdadeiro coringa. Dessa forma, é possível explorar diferentes versões na decoração.
Nesse sentido, ainda é possível encontrar diferentes tipos de veludo. Eles podem ser mais mais leves e brilhantes, feitos em seda ou algodão. Para as pessoas mais rústicas, há também os canelados. Por outro lado, os tecidos de superfície irregular ficam como estivessem molhados e dão um tom cintilante ao ambiente. É um charme só.
Lembre-se de ter cautela ao utilizar o tecido na sua decoração. Ao tocar o veludo, a sensação que temos é de calor e maciez. Porém, o seu caimento pode ‘’pesar’’ no ambiente e criar um aspecto de filme de época na sua casa.
Mesmo assim, você pode explorar diversas possibilidades do veludo. Ele pode estar presente em almofadas, cortinas, poltronas e até mantas para cobrir o sofá, por exemplo. Use a criatividade e todo o charme que o tecido traz para a decoração!
Parede-galeria
Parede apenas para pendurar quadros? Nada disso! Uma das tendências de decoração agora é utilizar as paredes para criar uma linda galeria de objetos. Nesse caso, você pode dar asas a sua criatividade e inserir na parede o que você desejar. Fotos, pôsteres, frases, pratos quadros luminosos e até livros, por exemplo.
As paredes-galerias são um verdadeiro charme e o melhor: são totalmente adaptáveis ao gosto do morador. Por outro lado, esse recurso decorativo merece mais atenção, pois há o risco de ‘’pesar’’ o ambiente e criar uma clima de organização.
Para evitar, é possível fazer uma simulação de como será a composição da parede antes mesmo de começar a colocar a mão na massa. Para isso, espalhe os objetos pelo chão e veja o intervalo de espaço e a disposição de cada um
Tijolinho aparente
Paredes de tijolinhos sempre chamam a nossa atenção quando entramos num lugar bem decorado, não é? É quase impossível não notar todo o charme e delicadeza que eles trazem para o ambiente.
O grande atrativo é que os tijolos aparentes podem ser encontrados junto a construções mais modernas, trazendo um aspecto mais contemporâneo e cheio de personalidade. Além disso, é possível unir os tijolinhos com outros objetos de decoração, como espelhos, estantes, luminárias e ornamentos metálicos. Essa harmonização traz um ar mais descolado ou mais aconchegante, tudo depende da sua criatividade!
Se você adora os tijolinhos, mas pensa que será necessário uma grande forma para inserir eles no seu cantinho, temos boas notícias. No mercado, há disponíveis diversas opções de papéis de parede que estão cada vez mais semelhantes ao tijolinhos.
Além disso, você mesmo pode fazer sem precisar do auxílio de um mestre de obras, por exemplo. Isso tudo sem contar que o papel de parede não deixa sujeira no espaço. Ou seja, mais tranquilidade e praticidade para você. Certo?
Gostou? Confira mais sobre as tendências de decoração aqui!
Conclusão
Muitas tendências de decoração que estão em alta atualmente já foram moda no passado. O retorno de alguns estilos, como o industrial, mostra que a decoração sofre influências de todas as épocas, o que é ótimo. O veludo por exemplo, sempre foi visto como um tecido sofisticado, mas, mostramos que usando a quantidade necessária, é possível deixar o ambiente despojado. Outra tendência é o tijolinho aparente. Muitas casas já utilizam esse material para deixar o ambiente com um tom mais natural e rústico.