O IPTU já é um dos impostos mais conhecidos pelos brasileiros. Esse tributo é cobrado das pessoas que são proprietárias de qualquer tipo de imóvel em área urbana. O valor e a destinação variam de município para município, mas alguns locais oferecem condições facilitadas para o pagamento, como é o caso do IPTU em Niterói.
Assim que o ano começa, inicia-se o período de fazer as contas e verificar todas as despesas de começar de ano. Sabemos que os meses de janeiro e fevereiro são os mais custosos para o orçamento das famílias brasileiras.
Matrícula de escola, férias, despesas de Natal e Ano Novo… enfim, os gastos nesse período são mais elevados do que a média dos outros meses. Mas, para quem possui imóveis e precisa pagar o IPTU em Niterói, há algumas vantagens que podem diminuir em até 8% o valor o do imposto.
Esse desconto é uma economia muito bem-vinda, tendo em vista que o valor do tributo pode representar uma parcela considerável da renda de uma família. Veja abaixo as vantagens que existem para quem deseja parcelar ou pagar à vista! Boa leitura!
O que é o IPTU?
O Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto de origem municipal, dessa forma, os municípios são responsáveis pela arrecadação e destinação do valor adquirido.
O valor varia de local para local e não só apenas os proprietários de imóveis devem pagar. Em alguns casos, o locatário pode fazer o pagamento do IPTU para o dono do imóvel, desde que isso esteja previsto no contrato de aluguel.
É importante ressaltar que ele não está vinculado a nenhuma área específica. Sendo assim, pode ser aplicado em qualquer espécie de necessidade que o município precise, como obras de infraestrutura urbana, por exemplo.
A sua importância é tanta que, o contribuinte que ficar inadimplente, ou seja, não realizar o pagamento no prazo estipulado, pode sofrer algumas penalidades como a proibição de venda do imóvel ou até mesmo ter a propriedade leiloada.
Como o IPTU é calculado?
A base de cálculo é estipulada de acordo com valor venal do imóvel. Esse valor refere-se à estimativa feita pelo poder público em relação ao preço de qualquer bem.
No caso dos imóveis, alguns fatores são considerados, como a localização. Nesse sentido, se o apartamento estiver numa região privilegiada com infraestrutura e comércio no entorno, o IPTU será maior.
Agora, se a localização for um bairro mais afastado, ou até mesmo na região periférica do município, o valor tende a diminuir. Para conhecer os melhores bairros para morar em Niterói, clique aqui!
A idade do imóvel também é um dos fatores determinantes. Isso porque o potencial de valorização e depreciação são válidos na hora de calcular o imposto.
De qualquer modo, a cidade irá ditar o valor do imposto e o interessado deverá conferir os canais oficiais para verificar o preço correto a ser pago.
Pagar à vista ou parcelado: qual a melhor opção?
Para responder à essa pergunta, alguns fatores devem ser levados em consideração. O mais importante, é verificar se o pagamento integral não irá prejudicar sua vida financeira logo no começo do ano.
Uma dica para evitar sufoco no momento de pagar o tributo, é planejar-se antes. Ou seja, no último trimestre do ano, comece a reservar uma quantia destinada exclusivamente para a quitação do imposto. Dessa forma, será muito mais simples equilibrar as economias.
Nesse sentido, pagar o IPTU em Niterói à vista é sinônimo de uma grande economia para o seu bolso. Saiba a seguir o porquê!
Conheça as vantagens em pagar o IPTU em Niterói à vista
Economia é bom e todo mundo gosta, certo? Por esse motivo, é importante cogitar o pagamento do IPTU à vista, levando em consideração as condições especiais que a prefeitura de Niterói oferece para os contribuintes.
Uma delas é o programa ‘’Bom Pagador’’ que garante um desconto de 5% de IPTU, para os anos de 2020 e 2021. Mas é válido ressaltar que esse abatimento só recai sobre os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento do tributo, tudo bem?
A maior vantagem fica por conta do pagamento à vista. Uma legislação sancionada pelo prefeito Rodrigo Neves estipulou um desconto de 8% nos casos de pagamento à vista, caso o IPTU esteja em dia este ano.
Uma boa notícia é que, se o imóvel estiver com os impostos em dia, o desconto será aplicado automaticamente!
Mas, para isso, não pode haver dívidas relacionadas à matrícula do imóvel, como a cobrança administrativa, parcelamento de dívida de outros anos em vigor ou inscrição na dívida ativa municipal.
Portanto, fique atento à situação do bem! Para consultar se ele terá direito ao desconto de IPTU do ano que vem, você pode acessar o site da fazenda clicando aqui.
E aí, gostou dessa vantagem?
Conclusão
O IPTU é um dos impostos que mais modificam o orçamento financeiro dos brasileiros. O seu valor, que varia de município para município, pode ser taxado entre 0,5% ou até 3%.
Mencionamos a importância em se planejar financeiramente para não prejudicar as contas no começo do ano. Nesse sentido, alguns locais possuem vantagens bem sedutoras para que o contribuinte realize o pagamento à vista. O IPTU em Niterói, por exemplo, pode sofrer um abatimento de até 8% no valor total, se for quitado à vista. A opção em parcelar ou não deve ser exclusivamente do morador, mas, para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores para não comprometer a renda no começo do ano.
Gostou do artigo? Comente abaixo!