Curtir o Carnaval do Rio de Janeiro é ótimo. Mas, aproveitar a folia com segurança é melhor ainda! Os blocos costumam atrair milhões de pessoas para as ruas na cidade carioca, então, todo o cuidado é pouco para evitar imprevistos que podem estragar a sua festa.
Glitter, fantasia, cerveja, animação e… segurança! Curtir o Carnaval do Rio de Janeiro é uma da melhores experiências que alguém pode ter. As ruas ficam tomadas por música, animação e muita gente legal.
Mas, é preciso tomar alguns cuidados para que a festa não se transforme em pesadelo. Nesse período, a cidade fica lotada e pessoas mal intencionadas podem aproveitar a distração dos foliões para praticar furtos e roubos.
Isso pode ser evitados com algumas dicas bem simples! Confira agora 4 dicas super importantes para cair na folia e não ter dores de cabeça depois. Boa leitura!
Use pochetes para guardar os seus pertences
As pochetes eram febre durante a década de 90 e voltaram com tudo para complementar a fantasia dos foliões de todo o Brasil. Elas são pequenas, muito práticas e podem levar todos os itens necessários para um carnaval animado, como carteira, documentos, celular e maquiagem.
Esses acessórios colaboram e muito também para a segurança do folião. Colocar dinheiro e celular no bolso durante a folia não é uma boa ideia. Tendo em vista que esse compartimento das roupas costuma ser o mais visado por pessoas que estão mal intencionadas. Além disso, em qualquer momento de desatenção, é possível deixá-lo cair.
A dica de ouro realmente é apostar nas pochetes. A posição estratégica na parte da frente do corpo deixa o folião muito mais seguro e consciente da localização dos seus pertences. Isso também dificulta muito caso alguma pessoa tente furtar ou roubar qualquer bem.
Ah, e não pense que só existem modelos de couro dos tempos dos nossos avós não! Atualmente, há diversos modelos lindos, coloridos e super personalizados para cair na folia com estilo e muita segurança.
Fique perto dos seus amigos
Essa dica vale tanto para homens, quanto para mulheres. O Carnaval do Rio de Janeiro é a época do ano que a grande parte da população sai para curtir bons momentos com amigos e família. Mas, é preciso também considerar que brigas e confusões podem acontecer. Afinal, as bebidas alcoólicas são consumidas de forma frequente durante todo o feriado.
Se você tiver em bloquinhos pelas ruas cariocas, opte sempre por ir com amigos e não se separe deles durante o cortejo. Essa dica vale também para o transporte público, seja táxis, metrôs ou ônibus.
Uma ótima dica é criar um grupo de whatsapp apenas com os amigos que estão na rua com você. Dessa forma, será possível localizar todos os integrantes do grupo com facilidade e rapidez.
Hora da selfie? Procure locais menos movimentados
Eternizar um momento de alegria é incrível, ainda mais na maior festa do mundo. Entretanto, como as ruas ficam lotadas, é necessário prestar mais atenção no momento de tirar o celular do bolso.
Antes de tirar aquele clique, veja se não há alguém observando sua ação e priorize guardar o telefone logo após a fotografia. Sabemos que a ansiedade por postar logo nas redes sociais é alta, mas a segurança deve vir em primeiro lugar, não é?
Se você tiver um telefone que não usa muito, ele pode servir para os dias de folia também. Pense que em caso de furtos ou perdas, o prejuízo será quase nulo.
Outra dica importante é ativar o rastreador do celular. Atualmente todos os dispositivos vêm de fábrica com um software capaz de localizá-lo em tempo real. Dessa forma, mesmo em caso de perdas, é possível recuperar o telefone e não ter prejuízos. Ah, e um seguro de celular também é super válido!
Identifique as crianças
Essa dica é para quem vai curtir os bloquinhos com a criançada. Mesmo com muita atenção, ainda é possível que as crianças saiam do campo de visão dos pais, e isso pode acontecer até por um momento, o que já é bastante desesperador, tanto para os papais, quanto para os pequenos.
Geralmente, as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis. Então, para evitar esses imprevistos, coloque pulseirinhas com nome dos pais e telefone de contato nas crianças.
Se você estiver curtindo um bloco na orla, é importante apresentar para criança um ponto de localização fixa. Dessa forma, será muito mais fácil caso haja algum desencontro momentâneo. Uma sugestão é indicar pelos números dos postos da praia e a numeração das barraquinhas na areia.
É importante frisar que nada é melhor do que prevenir. Sendo assim, andar de mãos dadas com as crianças o tempo inteiro ainda é melhor forma de não perder os pequenos de vista.
Seja discreto
Discrição e o Carnaval do Rio de Janeiro parecem palavras antagônicas, não é? Mas, saiba que durante o período, é importante ser mais discreto em relação aos seus pertences. Evite levar jóias, relógios e itens de grande valor para os blocos.
Esses objetos costumam chamar a atenção de criminosos, então, é preciso abrir mão deles durante o período para poder curtir a festa sem estresse. Evite também abrir a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.
Lembre-se que é possível encontrar réplicas acessíveis de acessórios e objetos em lojas de comércio popular. Dessa forma, sua fantasia vai surpreender tanto pela personalidade, quanto pelo custo x benefício.