Não há nada mais satisfatório do que estar em uma casa limpa, não é mesmo? Principalmente se ela for novinha em folha. Mas a tarefa de colocar tudo em ordem pode parecer cansativa e existem problemas que você pode enfrentar ao longo do processo.
Um exemplo é a gordura, que pode impregnar em móveis, eletrodomésticos e paredes da sua cozinha.
Para te ajudar, preparamos este post com dicas de limpeza para tornar o seu lar mais limpo e acolhedor sem fazer grandes esforços. Boa leitura!
Dicas de limpeza para desengordurar a sua cozinha
Não tem jeito. Por mais que você tome todos os cuidados necessários no momento de cozinhar, é praticamente impossível que o ambiente não fique engordurado, principalmente se estiver usando óleo, que pode se espalhar pelo ar ao evaporar, aderindo à diversas superfícies, como móveis, eletrodomésticos e paredes.
Mas não se preocupe. Hoje em dia existem produtos específicos e eficientes para tirar toda a gordura da cozinha sem que você precise cansar os braços esfregando tudo.
Atenção aos produtos utilizados
Apesar de os produtos de limpeza atuais serem uma mão na roda, é preciso verificar aqueles específicos para cada superfície em que a gordura está. Os desengordurantes possuem uma fórmula específica para quebrar facilmente as moléculas de gordura, evitando esforços desnecessários.
Lembre-se de ler o rótulo e as instruções de uso antes de utilizar qualquer produto de limpeza novo em sua cozinha, além de garantir que esteja usando luvas de proteção e que o ambiente esteja bem ventilado.
Você ainda pode utilizar produtos caseiros para aquelas áreas que não estejam tão engorduradas, confira os passos:
- misture três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água morna;
- espalhe a mistura no local em que a mancha se encontra e esfregue suavemente para removê-la;
- logo após, enxágue o local com água e uma esponja para remover o que sobrou;
- por fim, seque a superfície com um pano limpo e seco.
Como lidar com manchas mais resistentes?
Já para remover manchas resistentes, os desinfetantes mais densos são a melhor indicação. Isso porque eles aderem melhor em superfícies verticais, agindo por mais tempo em cima da gordura.
Tenha em mente que a gravidade é um fator a ser levado em conta no momento de escolher o produto, então você não quer que ele escorra por superfícies verticais rápido. Desengordurantes cremosos são a melhor escolha aqui, uma vez que eles irão escorrer mais lentamente, agindo mais tempo sobre a gordura. Eles também evitam que os eletrodomésticos se danifiquem por contato com líquidos, uma vez que, ao usar produtos líquidos, você pode causar problemas elétricos e até mesmo a perda total de fogões, geladeiras, microondas e outros.
Dê atenção especial para superfícies de madeira
As superfícies de madeira da sua cozinha necessitam de cuidados especiais, uma vez que desengordurantes que não sejam específicos para elas podem causar danos permanentes, desde manchas até algo mais grave.
Uma dica é usar aguarrás mineral para remover a gordura de superfícies de madeira. Mas é essencial ter cuidado. Esse limpador é poderoso, porém é inflamável. Evite deixá-lo próximo a chamas e outras fontes de calor. O ambiente precisa estar bem arejado também uma vez que respirar seus vapores pode ser prejudicial à saúde.
Como tirar a gordura da parede da cozinha?
Alguns desengordurantes comuns podem dar conta de serem usados em paredes, tanto da cozinha quanto de outros cômodos da sua casa. Mas é recomendável que você teste o produto em uma área pequena da parede antes de partir direto para a limpeza.
O material da parede pode ser variado, como azulejos, revestimentos de pastilhas ou apenas tinta, por isso a importância do teste. Assim, você evita causar danos permanentes ou alterar cor da pintura por acidente.
Conclusão
Reforçamos que você se lembre de ler os rótulos dos produtos antes de realizar todo o processo de limpeza da sua cozinha para garantir que o produto escolhido é o ideal.
A ideia é reduzir o tempo de limpeza e tornar o seu dia a dia mais prático. Com menos tempo gasto em limpeza (o que não quer dizer que ela seja mal feita), você poderá curtir outras atividades em um ambiente limpo e agradável.
Curtiu as nossas dicas? Que tal, então, colocá-las em prática hoje?