Um dos nossos principais objetivos é conquistar a nossa própria casa. Afinal de contas, todo mundo sonha com a segurança e o bem-estar de um lar próprio. Ao contrário do que a maioria imagina, esse é um sonho possível, desde que exista disciplina e organização financeira. A questão é: como?
Organizar-se financeiramente significa gerenciar bem os seus gastos, ou seja, saber quanto é possível economizar, fazer o máximo para quitar todas as dívidas que possam existir e investir bem os recursos poupados. Analisar o quanto se ganha, como se gasta, investe e o que se poupar é o primeiro passo! Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te dar mais domínio sobre a sua vida financeira:
Defina o seu objetivo
Certo, sabemos que o seu objetivo é conquistar a sua casa, mas onde e quando? Seu sonho é uma casa ou apartamento? Todos as informações práticas sobre o seu objetivo são importantes, pois seu planejamento vai depender dessa definição e lembre-se que é fundamental que a meta seja realista para que você não desestimule!
Registre todas as suas movimentações financeiras
Seja em uma agenda ou em uma planilha do Excel. Encontre o modo mais confortável e prático para você e registre tudo o que você faz com o seu dinheiro. Dessa forma, você ganhará mais consciência sobre a sua renda e, ainda, descobrirá o que pode ser ajustado para que seja investido na compra do seu imóvel.
Aprenda a poupar dinheiro e a controlar suas compras parceladas
O registro de todas as suas receitas e despesas leva a um objetivo: juntar dinheiro. Por mais que essa dica seja óbvia, nem todo mundo consegue. Sem aprender a poupar, as finanças ficam no vermelho e corre-se o risco de você recorrer a empréstimos e cheque especial. Se o seu principal objetivo é comprar a sua casa, mantenha o foco tendo noção de suas possibilidades. Evite acumular dívidas e boletos que não são necessários.
Considere o FGTS como recurso
A Caixa Econômica permite a retirada do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para a compra e financiamento de imóveis. Procure uma agência e consulte o seu saldo. Porém, antes de optar por ele, pesquise bem as condições e as taxas do banco e negocie as melhores condições de pagamento.
Busque ajuda de um profissional se necessário
A ajuda de um consultor de imóveis pode ser necessária diante de imprevistos e situações inesperadas ou, até mesmo, para solucionar questões sobre o financiamento. Ele vai conseguir te ajudar com a documentação, pagamento, escritura e outros trâmites.
O planejamento financeiro é a forma mais segura e rápida para conquistar o seu objetivo de ter o seu próprio imóvel. Equilibrando essa área, você fica mais perto de pegar a chave da sua casa.